CI

Ferramenta alerta para podridão do cacho

Podridões severas estão associadas com umidade relativa alta e temperaturas entre 15 °C e 28 °C


Foto: Marcel Oliveira

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Santa Catarina (Epagri/Ciram) desenvolveu uma ferramenta que pode ajudar o produtor de uva a tomar decisões de manejo na lavoura. O sistema Agroconnect permite acesso pela internet a mapas que indicam se há condições favoráveis para a ocorrência da podridão do cacho (Botryotinia fuckeliana ou Botrytis cinerea).

A doença é causada por fungos e pode acarretar diversas perdas em cultivares viníferas. Os sintomas são observados principalmente nos cachos. Nas folhas, os sintomas ocorrem na forma de lesões marrom-escuras, mas são pouco freqüentes em condições de campo. Existe em todos os países vitícolas do mundo, reduzindo qualidade e quantidade da produção.

Segundo o pesquisador, Hamilton Justino Vieira, na maioria dos casos as podridões severas dos cachos estão associadas com umidade relativa alta e temperaturas entre 15 °C e 28 °C durante a maturação da uva. Essas condições ocorrem na região Sul do Brasil, tornando difícil o controle da doença.

A Epagri/Ciram calcula a favorabilidade climática da ocorrência da podridão do cacho a partir de dados meteorológicos coletados pela rede de monitoramento hidrometeorológico operada por ela e por instituições parceiras. Na metodologia são considerados os dados de precipitação pluviométrica acumulada em cada hora e as horas e umidade relativa do ar (UR%) acima de 90% ou de molhamento foliar. A partir dos resultados calculados gera-se o índice de favorabilidade climática.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.