CI

Ferramenta avalia nível de sustentabilidade na pecuária de corte

A ferramenta fornece orientações que vão auxiliar na avaliação do nível de sustentabilidade da atividade


Foto: Divulgação

Uma ferramenta para auxiliar na avaliação do nível de sustentabilidade da fazenda está sendo disponibilizada aos pecuaristas de corte. O GIPS, Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável, aponta o que deve ser melhorado e sugere como isso pode ser feito, com base na legislação brasileira, protocolos de boas práticas e em princípios globais de sustentabilidade. Para isso, a SIA, Serviço de Inteligência em Agronegócios, conta agora com nove aplicadores credenciados para auxiliar pecuaristas rumo ao crescimento sustentável dos sistemas produtivos.

O GIPS é uma ferramenta do GTPS, a Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável. A entidade promove o desenvolvimento de uma pecuária sustentável, a partir da articulação da cadeia, melhoria contínua e disseminação da informação e a SIA é uma das organizações associadas.

De acordo com a gerente executiva do GTPS, Luiza Bruscato, o GIPS abre a porteira para o desenvolvimento fornecendo orientações na forma de indicadores que vão auxiliar na avaliação do nível de sustentabilidade da atividade. “É uma ferramenta de apoio nessa jornada que é oferecida de forma gratuita, confidencial e autodeclaratória”, afirma, destacando que a ferramenta está disponível pelo site www.gips.org.br.

O GIPS avalia o sistema de gestão e produção, além de mensurar e comparar o desempenho. Entre seus benefícios, Luiza destaca que “a ferramenta serve como instrumento de gestão que possibilita a melhoria contínua, o estabelecimento de um plano de ação, diretrizes de investimento e estratégias de comunicação com credibilidade que podem resultar em uma diferenciação de mercado”, finaliza.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.