CI

Fesa-MT doa 40 centrífugas de sorologia ao Indea

Equipamentos serão prioritariamente utilizados nas ações de combate à peste suína

Equipamentos serão prioritariamente utilizados nas ações de combate à peste suína

O Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa-MT) entregou 40 kits com centrífugas de sorologia ao Instituto Estadual de Defesa Sanitária (Indea), na manhã desta quarta-feira (10/08). Os equipamentos serão utilizados para dar agilidade ao trabalho de investigação epidemiológica animal nas 13 regionais do Indea no interior. O valor empenhado nos equipamentos é da ordem de R$ 88,5 mil, arrecadados pelo Fundo junto aos produtores rurais de Mato Grosso. O Fesa é conduzido pelo presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado.

"A questão sanitária animal em Mato Grosso é de total interesse do setor produtivo, de forma que nós não nos furtamos em contribuir para que o Indea execute o seu trabalho da melhor maneira possível. É de nosso interesse garantir a qualidade sanitária de nossa produção, pois se trata da garantia de mercado”, comentou o presidente do Fesa, Rui Prado.

A solenidade de doação dos equipamentos aconteceu na sede do órgão estadual. Os 40 equipamentos serão distribuídos entre as 13 regionais do Indea-MT, em maior número às unidades sanitárias onde a atividade pecuária é mais presente. Algumas delas são Cáceres, Pontes e Lacerda e Cuiabá, por exemplo, que receberão o maior número de centrífugas por agregarem mais municípios com criação de animais.

“Esses equipamentos vão agilizar muito os estudos epidemiológicos necessários quando feitos diretamente lá no interior. Isso garante uma melhora na qualidade da amostra colhida e um processo de investigação mais rápido e eficiente”, explicou o coordenador de Defesa Sanitária Animal do Indea, João Nespoli.

A diretora técnica do órgão, Daniela de Almeida Bueno, destacou a importância de mais veterinários que atuam nas unidades sanitárias de Mato Grosso poderem, a partir da presença dos equipamentos, realizar os exames com maior rapidez. “Era um sonho nosso colocar uma centrífuga em cada unidade veterinária e vamos conseguir fazer isso agora”, comentou.

O presidente do Indea, Guilherme Nolasco, agradeceu o apoio das entidades que compõem o Fesa, entre elas o Sistema Famato, nas ações de fiscalização e controle realizadas pelo órgão. “Não só com recursos, mas o apoio constante de vocês é muito importante em nossas ações. Quando não conseguimos agilidade necessária para resolver problemas através da máquina pública, que é muito morosa, sempre temos o Fesa pronto para nos atender”.

Representando o presidente do Fesa-MT no ato, o conselheiro Antônio Carlos Carvalho de Souza assinou o termo de doação dos equipamentos. “O Fesa não mede esforços para dar melhores condições de trabalho ao Indea. A gente sabe o tamanho do patrimônio produtivo de Mato Grosso e o impacto que um evento sanitário indesejado pode causar. Por isso, é uma satisfação fazer a entrega dessas centrífugas”. De acordo com técnicos do órgão, os equipamentos serão prioritariamente utilizados nas ações de combate à peste suína, cujo calendário está prestes a iniciar. Depois, serão adotados na campanha contra febre aftosa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.