Festa do Suíno e do Gado de Leite movimenta Concórdia/SC

Agronegócio

Festa do Suíno e do Gado de Leite movimenta Concórdia/SC

Os julgamentos na pista e o concurso leiteiro são destaques da Festa que termina no próximo domingo
Por:
384 acessos

A Festa do Suíno e do Gado de Leite movimenta a região de Concórdia, no oeste de Santa Catarina. Os julgamentos na pista e o concurso leiteiro são destaques.

Um reflexo do bom manejo no campo está na pista. Cento e seis suínos que estão na feira são julgados e concorrem a prêmios surpresa que somam R$ 12 mil. De forma criteriosa, o juiz avalia as características de cada raça.

“São questões de reprodução, de aparelho mamário, de locomoção, de cobertura muscular e de comportamento em pista”, disse o juiz Luís Carlos Zanine.

O seu Dirceu Kappes trabalha em uma granja de reprodutores do Paraná e levou para a disputa 13 animais. Foram escolhidos entre os 430 suínos da granja por apresentarem as melhores características. “Desenvolvimento, ganho de peso diário, casco e manejo”, justificou.

Tem também vaca de leite com genética avançada e alta produtividade. Ao todo, são 350 animais das raças holandesa e jersey. Vinte e cinco delas participam do torneio leiteiro. É avaliado o ciclo de três ordenhas em 24 horas. O técnico fiscaliza tudo e a balança comprova o resultado final. Aquena, de cinco anos, passou pelo terceiro parto há apenas 20 dias e já está na disputa. O criador, Dari Nonnemaker, pioneiro em produção leiteira em São José do Cedro, extremo oeste catarinense, é experiente em bom manejo.

Depois do torneio leiteiro, o gado também vai para a pista, onde é feita a avaliação das características do animal. As genéticas mais avançadas são premiadas.

A Festa do Suíno e do Leite, em Concórdia, termina no domingo.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink