CI

Festival celebrou cadeia produtiva do café em Altinópolis

O 10º Concurso de Qualidade do Café premiou produtores da cidade


Foto: Divulgação

Altinópolis, no interior de São Paulo, sediou o Altinópolis Best Coffee Agrofestival, evento que reuniu produtores, especialistas e entusiastas da cafeicultura na região da Alta Mogiana. O festival ocorreu nos dias 25 e 26 de Setembro, no Parque de Exposições EXPOAL, e teve em seu foco principal o 10º Concurso de Qualidade do Café (ABBCS). A programação incluiu palestras, debates sobre inovação e sustentabilidade, exposição de maquinário, degustações e música, consolidando o evento não apenas como concurso técnico, mas como um espaço de conexão entre toda a cadeia produtiva do café.

Durante a disputa de qualidade, amostras da região foram submetidas à avaliação por especialistas, segundo critérios sensoriais, promovendo visibilidade aos cafés de excelência da localidade. O concurso premiou cinco melhores cafés: em primeiro lugar, ficou Guilherme Custódio Vicentini, da Fazenda Liberdade, com nota 89,40 pontos, utilizando a variedade Catuaí SH3 orgânico, destacando-se com notas sensoriais como laranja, mel, garapa, algodão-doce, calda de pudim, frutas cítricas, tangerina e floral.

Os demais colocados foram os produtores Ênio Pasquali Junior, do Sítio dos Pinheiros, nota 88.25 pontos, e Egídio Panosso Junior, da Fazenda Luciana, com 88.10 pontos, ambos de Santo Antônio da Alegria; João dos Reis Mazzo Filho, (87.10) do Sítio Santa Emilia, de Batatais; e em quinto lugar, Paulo Sérgio Marchiori, (86.70) do Sítio Santa Luzia, em Altinópolis.

O coordenador da Comissão Técnica de Cafeicultura da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Guilherme Vicentini, apontou o Altinópolis Best Coffee AgroFestival como um espaço para o crescimento mais expressivo da cultura. O evento também serviu de palco para encontros de negócios, fortalecimento das redes entre produtores e oportunidades de inovação no café, com ênfase em sustentabilidade e práticas de alto desempenho.

Além disso, a edição veio em um momento de aposta no turismo ligado ao café, buscando combinar a qualidade do grão com o potencial turístico local para ampliar visibilidade e agregar valor à produção. Com o fortalecimento das Rotas Turísticas pelo governo estadual, as fazendas estão se adaptando para oferecer não apenas hospedagem e experiências gastronômicas, mas resgatar a tradição cafeeira paulista

O Altinópolis Best Coffee 2025, com seu concurso e agenda diversificada, reforçou o posicionamento de Altinópolis e região como polo de cafés especiais, valorizando o trabalho dos produtores locais. O reconhecimento público aos campeões e o intercâmbio de conhecimento gerado no evento indicam que movimentos como este tendem a impulsionar ainda mais a qualificação e o valor agregado dos cafés da região nos próximos anos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.