CI

Fetag articula apoio à venda do fumo

Produtores reclamam de entraves na comercialização da safra


A comissão permanente para acompanhar a comercialização do tabaco na safra atual nos pontos de venda deverá iniciar as ações nesta semana ou logo após a Páscoa. A decisão de formar um grupo misto com a participação de representantes de diversas entidades representativas dos produtores de fumo, liderados pela Fetag, ocorreu no início da semana passada, durante encontro na Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em Santa Cruz do Sul.

A comercialização da atual safra de tabaco continua sofrendo fortes críticas dos produtores. De acordo com os dirigentes das federações dos sindicatos rurais (Faep, Faesc e Farsul) e dos trabalhadores rurais (Fetaep, Fetaesc e Fetag) de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e da Afubra, os critérios de classificação das indústrias estão aniquilando a lucratividade do fumicultor. Até o momento, a média de preço obtida pelo quilo da variedade Virginia é de R$ 4,98, ou seja, 20% menor que a obtida na safra passada. As entidades também vão lançar campanha com o objetivo de reduzir área de plantio em 20% na próxima temporada.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7