Fim de semana com calor e chuvas no Centro-Norte
Pouca variação no fim de semana, com aumento gradual das temperaturas
O final de semana será marcado pela pouca variação nas condições de tempo, se considerarmos todo o país. A atuação de uma massa de ar mais seco deve influenciar as condições de tempo, desde a trajetória sul até as áreas do sul da região Nordeste.
Com a presença do tempo mais seco, as temperaturas devem entrar em elevação gradativa ao longo desses próximos dias, especialmente na região Sul. Já no centro-norte do páis, as chuvas devem ser recorrentes, com possibilidade de trovoadas localmente fortes.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Esse maior aquecimento será observado no domingo, prenunciando a chegada de uma nova rodada de instabilidades no começo dessa próxima semana.
Sábado (20/04)
A presença de uma massa de ar seco no centro-sul do Brasil, ainda marca presença ao longo deste sábado, mantendo as condições de tempo firme e temperaturas amenas no amanhecer, especialmente entre a serra gaúcha, faixa central de Santa Catarina e Paraná, onde o amanhecer deve ter registros abaixo dos 8°C.
O ar frio também deve influenciar as temperaturas ao sul do Mato Grosso do sul, sudeste de São Paulo e sul de Minas Gerais e nos pontos de maior altitude do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O ar seco se estende pelo sul de Goiás, norte de Minas Gerais, oeste e norte da Bahia, mantendo as condições de tempo firme e elevação gradativa das temperaturas no período da tarde.
As instabilidades devem seguir ativas sobre o estado de Mato Grosso, metade norte de Goiás, todos os estados da região Norte e na faixa norte da região Nordeste.
Neste sábado, as chuvas mais intensas podem ocorrer ao sul de Roraima, com acumulados que variam entre os 30 a 50 mm de maneira pontual. Também são esperadas chuvas localmente fortes sobre o leste do Pará, norte do Tocantins, norte do Maranhão e norte do Piauí, com precisão de volumes entre os 10 e 30 mm.
Domingo (21/04)
No domingo, as condições de chuvas sofrem pouquíssimas alterações em relação ao dia anterior, mantendo-se concentradas sobre a parcela norte do país, com ligeiro aumento nos volumes previstos ao norte de Mato Grosso, leste do Amazonas, Pará e Amapá. As instabilidades nessas regiões devem ser reforçadas, resultando em chuvas com volumes superiores aos 40 mm de maneira pontual.
Ainda segue a possibilidade de chuvas entre o Maranhão até o Rio Grande do Norte, avançando até mesmo em áreas do leste da Bahia, Sergipe e Alagoas. Nesta faixa norte da região nordeste, as chuvas são provocadas pela influência das instabilidades oceânicas.
Nas demais regiões do país, o predomínio será de tempo firme, com ligeira elevação nas temperaturas.
Esse aumento nos termômetros será mais notado na região sul, devido à condição “pré-frontal” que antecede a chegada de uma nova frente fria. O sistema de chuvas está posicionado sobre o norte da Argentina e Uruguai e deve atravessar a fronteira, na próxima madrugada.