CI

Fim do REIQ aumentará impostos e prejudicará recuperação

O setor químico é altamente estratégico para a indústria nacional e foi considerado atividade essencial


Foto: inpEV

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), que foi surpreendida com a possibilidade de extinção do Regime Especial da Indústria Química (REIQ), criado em 2013, esse fato irá aumentar impostos, impactar no bolso da população e prejudicar o enfrentamento à Covid-19. O REIQ foi criado com o objetivo de auferir maior competitividade ao setor químico brasileiro por meio da desoneração das alíquotas de PIS/Cofins incidentes sobre a compra de matérias-primas básicas petroquímicas da primeira e da segunda geração. 

“O setor químico é altamente estratégico para a indústria nacional e foi considerado atividade essencial pelo Decreto nº 10.329, de 28 de abril de 2020, o que possiblitou manter as operações e o fornecimento de insumos para a produção de itens fundamentais aos serviços de saúde e ao combate à Covid-19, como produtos para tratamento de água, produtos de limpeza, sanitizantes, gases medicinais, descartáveis hospitalares, detergentes/desinfetantes, medicamentos, produtos de higiene pessoal entre tantos outros, que ficarão mais caros com a extinção do REIQ. Um exemplo sensível são as máscaras cirúrgicas, compostas de prolipropileno, insumo incluído no Regime Especial. Outro exemplo são as seringas para vacinação”, comentou a Abiquim, por meio de sua assessoria de imprensa. 

Nesse cenário, itens do dia-a-dia também sofrerão alguns ajustes, como escovas de dentes, garrafas e tampas de bebidas, o saco plástico que preserva desde o papel higiênico ao arroz e o feijão, o chinelo de dedo, detergente para lavar louça, pentes para cabelos, e uma infinidade de produtos feitos a partir do plástico. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.