CI

Finale® é decisivo na dessecação Pré-plantio da Soja

Invasoras causam perdas de 20% a 30% por safra ao competirem por água, luz e nutrientes nas lavouras


Foto: Divulgação

A resistência das plantas daninhas e as restrições de uso de alguns ingredientes ativos vem intensificando o problema da matocompetição na cultura da Soja. De acordo com dados deste ano divulgados pela pesquisadora Aline Deon, da Proteplan, as invasoras causam perdas de 20% a 30% por safra ao competirem por água, luz e nutrientes nas lavouras.

Nesse cenário, a agricultura brasileira tem demandado “novas ferramentas, formas de pensar e manejar plantas daninhas”, aponta Luciano Pizzuti, Gerente de Marketing Cultivos e Portfólio da BASF. Segundo ele, uma tecnologia que vem se mostrando bastante efetiva no controle das plantas daninhas é o herbicida Finale®. 

Este produto tem proporcionado excelentes resultados no manejo de invasoras de difícil controle em diversas culturas. Trata-se de um herbicida de contato, não-seletivo, com um amplo espectro de controle sobre as principais plantas daninhas e que pode ser utilizado tanto em aplicações de dessecação pré-plantio e na dessecação pré-colheita. Em pré-plantio, uma das grandes vantagens apontadas por Pizzuti é a possibilidade de associação com o herbicida glifosato.

“Entre as vantagens dessa mistura está o fato de ampliarmos o espectro de controle, passando a controlar plantas daninhas resistentes ao glifosato”, afirma o Gerente de Marketing Cultivos e Portfólio da BASF.

Entre os diferenciais dessa tecnologia, ele aponta sua melhor formulação e estabilidade de controle, além de não ter casos de resistência identificados no Brasil. Tem também menor período de carência em comparação com outros produtos disponíveis no mercado, permitindo a rápida implementação da cultura subsequente.

Além disso, Pizzuti destaca a rápida biodegradação no solo do Finale®, importante no aspecto de sustentabilidade. “Esse herbicida multicultura possui ainda registro para aplicação aérea e para utilização em diferentes modalidades: tanto na dessecação pré-plantio como na dessecação de pré-colheita”, como já foi mencionado.

Questionado sobre por que escolher o Finale® no pré-plantio, o especialista ressalta a “possibilidade de uso em diferentes situações, aplicação única, podendo ser associado ao Glifosato, mas também com graminicidas, outros latifolicidas e pré-emergentes, além de poder compor o manejo em aplicações sequenciais”.

“Entre os produtos registrados para essas aplicações, o Finale® se destaca pelo amplo espectro de controle, desde que se respeite alvo, estádio da planta daninha e dose”, diz o profissional. Por fim, nesse momento de plantio da soja, o seu conselho para evitar a matocompetição é “plantar no limpo”. 

ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É PERIGOSO À SAÚDE HUMANA, ANIMAL E AO MEIO AMBIENTE. USO AGRÍCOLA. VENDA SOB RECEITUÁRIO AGRONÔMICO. CONSULTE SEMPRE UM AGRÔNOMO. INFORME-SE E REALIZE O MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS. DESCARTE CORRETAMENTE AS EMBALAGENS E OS RESTOS DOS PRODUTOS. LEIA ATENTAMENTE E SIGA AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NO RÓTULO, NA BULA E NA RECEITA. UTILIZE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL. REGISTRO MAPA: FINALE® N°000691.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.