CI

Formoso do Araguaia aposta em projeto de irrigação

O município desponta como um dos mais promissores


Localizado na região sudoeste do Tocantins, o município de Formoso do Araguaia é uma das boas promessas do Estado para estes próximos quatro anos. Situado numa região privilegiada no que se refere a recursos naturais, o município desponta como um dos mais promissores.

O município possui uma das maiores áreas contínuas de várzea do mundo, compreendendo quase um milhão de hectares aptos para promoção de projetos de irrigação com condições de produzir duas safras ao ano.

Segundo o prefeito Pedro Rezende, o município vem trabalhando há algum tempo em projetos para revitalizar a estrutura de uso comum do projeto Rio Formoso. “Em 2009, conseguimos inserir o projeto no PAC. A expectativa é que ainda este semestre já apliquemos esses recursos, da ordem de R$ 110 milhões para recuperar a estrutura do projeto Rio Formoso”, revela. O prefeito ressalta que a Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário está tomando as providências para receber esses recursos.

Durante encontro com o Governador Siqueira Campos, na primeira quinzena de fevereiro deste ano, o Assessor Especial do Ministério da Integração Nacional, Ramon Flávio Gomes Rodrigues, anunciou a liberação de mais de R$ 200 milhões apenas para a agricultura irrigada no Estado.

Projetos

Apesar das crises generalizadas por conta da diminuição do repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios - FPM, o prefeito Pedro Rezende (PTB) fala sobre os projetos e ações de sucesso desenvolvidos na localidade e revela boas perspectivas para os próximos anos.

O prefeito relata que, logo após a posse do governador Siqueira Campos, teve a oportunidade de encontrar-se com ele em audiência para reivindicar apoio ao plano de desenvolvimento do município que segundo Pedro, visa, dentre outras coisas, sanar problemas e implementar ações nas áreas da saúde, infraestrutura, e outras.

“Hoje enfrentamos problemas sérios na saúde, contudo, vejo o Governo preocupado com este problema, buscando um modelo de gestão funcional e eficaz. Isso demonstra que o Governo está preocupado em procurar uma saída que viabilize os serviços na área de saúde dos municípios”, afirma o prefeito.

Apesar dos percalços, Pedro demonstra-se confiante na administração do Governador Siqueira Campos, que segundo ele, apresenta sempre uma gestão diferenciada e de promoção da justiça social para todos os municípios tocantinenses. “Podemos perceber, pelo planejamento que o Governo está realizando, que teremos uma gestão voltada para o desenvolvimento do Estado em todos os campos. Isso nos estimula e nos deixa uma perspectiva muito boa de que teremos um Estado socialmente justo em pouco tempo”, enfatiza.

Pacote de obras

No último dia 6, o governador Siqueira Campos lançou um pacote de obras para recuperação de estradas em diversos municípios do Estado. As obras fazem parte do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) e foram paralisadas no ano passado. Em maio deste ano, o Governador retomou as obras do PDRS para recuperar a malha viária de 12 municípios. Formoso do Araguaia será um dos municípios beneficiados pelo pacote.

Conforme o prefeito Pedro Rezende, recentemente, as rodovias BR-181 e BR-180 foram reformadas, tornando o município interligado a vias pavimentadas. Além disso, o Governador também autorizou a construção de outra via na ponte sobre o Rio Formoso, que atualmente possui apenas uma mão.

“O Governador, sensível à esse e outros problemas de infraestrutura do município, destinou um volume grande de recursos para a retomada dessas obras que vão viabilizar tanto o setor produtivo quanto o turístico, porque aí teremos acesso ao escoamento da produção, bem como o acesso do turista à essa região”, acrescenta Pedro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.