CI

Fort Dodge busca selo do Inmetro para transporte de perigo

Fort Dodge Saúde inicia processo para obtenção do selo, para transporte seguro de produtos perigosos


A partir de janeiro de 2007, todos os itens da linha de ectoparasiticidas da Fort Dodge Saúde Animal transportados para qualquer ponto do país terão o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que garante embalagens adequadas à legislação federal de transporte terrestre de produtos perigosos. A empresa é uma das primeiras do setor a se adequar à lei da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Ministério dos Transportes.

A empresa está em estágio avançado no processo auditado pelo Inmetro, que define o uso de embalagens homologadas para o transporte terrestre de produtos perigosos, cuja fórmula traz componentes tóxicos ou inflamáveis e que podem causar danos ao ser humano e ao meio ambiente, quando transportados inadequadamente.

Após passar pela auditoria do Inmetro sem nenhuma restrição, os processos de recepção de embalagens, fabricação e desenvolvimento dos produtos cumprem todas as normas exigidas, a empresa iniciou a etapa de testes dos produtos. Toda a auditoria foi pautada na normativa ISO 9.001e ANTT 420/2.004.

Nesta segunda etapa, os mais de 15 produtos da companhia, que fazem parte do grupo ectoparasiticidas, deverão passar por testes de compressão (empilhamento), queda livre (máxima altura suportada pelos produtos em queda) e Cobb test (exame de absorção de água na face externa da embalagem para verificar o grau de resistência após exposição à umidade). Todos os ensaios estão sendo executados por um laboratório acreditado pelo Inmetro e acompanhados por um Organismo de Certificação de Produto (OCP).

Após a fase de testes, em janeiro de 2007, a Fort Dodge deverá receber a licença para uso da marca de conformidade, certificando que os produtos testados podem utilizar o selo do Inmetro. O selo reconhece a qualidade das embalagens e atesta que elas atendem aos requisitos estabelecidos na ANTT nº 420/2004.

De acordo com esta resolução, as embalagens devem ser constituídas de maneira a se evitar qualquer perda de conteúdo quando transportadas, perda essa que pode ser causada nas condições normais de transporte, por vibração ou por mudança de temperatura, umidade ou pressão (resultante da altitude). As informações são da assessoria de imprensa da Fort Dodge.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.