Fotossíntese fica mais forte em resposta ao aumento de CO2
CI
MEIO AMBIENTE

Fotossíntese fica mais forte em resposta ao aumento de CO2

"Sabemos que as plantas terrestres atualmente absorvem mais CO2"
Por: -Leonardo Gottems

As plantas intensificam a fotossíntese respondendo ao aumento do dióxido de carbono (CO2) causado pelo homem e o consequente aumento das temperaturas. De acordo com o investigador principal de um novo estudo, Lucas Cernusak , da James Cook University, na Austrália, isso ocorre porque elas absorvem mais CO2. 

"Sabemos que as plantas terrestres atualmente absorvem mais CO2 que é liberado para a atmosfera através da combinação de fogo, decomposição, a respiração da planta e relacionado com as emissões humanas. Isso é comumente chamado de sumidouro de carbono terrestre e sabemos que a taxa na qual o CO2 está subindo na atmosfera está atualmente diminuindo. O que não sabemos é quão forte é essa resposta e por quanto tempo podemos contar com ela”, comenta. 

Sendo assim, os pesquisadores se concentraram na fotossíntese, o processo pelo qual as plantas capturam a energia do sol e a usam para sintetizar carboidratos de CO2 e água, e examinam a produtividade primária bruta (GPP), uma medida da fotossíntese global. Sua modelagem e análise revelaram que, desde o início da era industrial, a fotossíntese aumentou em proporção quase constante ao aumento de CO2 na atmosfera. 

“Esperávamos que os dois se fundissem, uma vez que o CO2 estimula a fotossíntese, mas dada a complexidade das interações entre as plantas e o meio ambiente, ficamos impressionados com a precisão com que foram mantidos. Podemos dizer que as fábricas estão trabalhando duro, a resposta está no ponto mais alto da faixa esperada", indica. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.