CI

França suspende uso de fumigante metam-sódio

"Agora precisamos ajudar os produtores e lançar rapidamente as alternativas existentes"


O governo francês decidiu suspender por três meses o uso do fumigante metam-sódio depois que dezenas de pessoas, inclusive produtores rurais, relataram adoecimento na região oeste do país. A decisão ocorreu na última sexta-feira do mês de outubro, sendo que a substância tem registro aprovado na União Europeia até, pelo menos, 2022. 

A proibição do metam-sódio veio depois que as vítimas perto da cidade de Angers relataram sintomas como ardor nos olhos e dificuldades respiratórias. A região circundante é um produtor de alface de cordeiro, uma salada verde popular em mesas francesas e europeias e os agricultores que cultivam esta cultura espalham frequentemente pó de metam-sódio no solo para proteger as plantas contra uma vasta gama de insetos. 

As autoridades francesas informaram que houve pelo menos três surtos de doença na região do Maine-et-Loire desde o final de setembro, possivelmente porque o produto foi aplicado de forma inadequada em terras que estavam secas demais durante um período de clima quente. Dos 61 casos relatados, 17 pessoas tiveram que ser hospitalizadas brevemente, levando as autoridades locais a suspender o uso de metam-sódio no início deste mês. 

De acordo com o governo, a proibição nacional "é uma decisão sábia para a saúde de nossos trabalhadores rurais e cidadãos”. "Agora precisamos ajudar os produtores e lançar rapidamente as alternativas existentes", informaram os legisladores do partido do presidente da França, Emmanuel Macron. 

Nesse cenário, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EUA) recomendou que o produto não deve ser aplicado diretamente às plantas e nem exposto a um contato direto com o aplicador.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.