Frente fria avança pelo Brasil e traz instabilidades
Chuvas podem ser benéficas para o desenvolvimento de lavouras
Foto: Arquivo
Durante o final de semana, uma frente fria avançou sobre o Brasil e vai atuar sobre o Centro-Oeste e Sudeste, formando um corredor de umidade na parcela central do Brasil. Com isso, chuvas são esperadas em boa parte do Mato Grosso, Goiás e parcela central de Minas Gerais e também na faixa litorânea da região Sudeste.
No entanto, com o avanço da frente fria, uma massa de ar seco também avançou para o Brasil, que deve atuar nos estados do centro-sul, como no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entretanto, a umidade oceânica pode favorecer a formação de algumas instabilidades no leste do Paraná e leste de Santa Catarina.
Por outro lado, as instabilidades seguem fortes na região Norte e Nordeste, e temos condições de chuvas fortes no Tocantins, Maranhão, Piauí e Pará, com alguns pontuais superando os 50 mm.
Em áreas do SEALBA, o tempo tem o predomínio do sol, mas não se descarta a possibilidade de algumas pancadas isoladas e pontuais no centro da Bahia. A tendência para essa semana é de que as chuvas fiquem um pouco mais recorrentes sobre o centro do país, o que pode ser positivo para o desenvolvimento das lavouras de milho 2ª safra, algodão, feijão e até mesmo o trigo em Minas Gerais..
