Frente fria garante benefícios para o solo, mas adia colheita de milho
Temperaturas não devem passar dos 12°C
A atuação da frente fria no centro-sul do Brasil continua impactando as lavouras da região. A massa de ar frio associada a essa frente está trazendo um dia gelado para a região Sul e promovendo a queda nas temperaturas no Centro-Oeste.
Segundo o meteorologista Gabriel Rodrigues, do Portal Agrolink, a frente fria deve provocar chuvas expressivas entre o norte do Paraná e o sul do estado de São Paulo, com valores que podem superar a marca dos 40 mm e, em alguns pontos, atingir entre 50 e 60 mm. As chuvas serão constantes e volumosas, sem previsão de tempestades severas. No sul de Mato Grosso do Sul, são esperados acumulados entre 20 e 30 mm.
No estado de Santa Catarina, as chuvas também serão significativas, especialmente no leste, enquanto no meio-norte do Rio Grande do Sul, os acumulados devem ficar entre 10 e 15 mm. "Essas chuvas serão fundamentais para melhorar os níveis de umidade do solo, especialmente nas áreas do norte do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, que vêm registrando déficit hídrico há semanas", destacou Rodrigues.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
As lavouras de trigo e milho safrinha são as principais beneficiadas por essas condições. "Algumas áreas de milho já estão em fase de colheita, o que pode ser temporariamente interrompido pelas chuvas, mas o benefício será maior que as interrupções, especialmente para as lavouras em estágios reprodutivos e de enchimento de grãos", avaliou o meteorologista.
Na retaguarda das instabilidades, uma massa de ar frio está trazendo temperaturas típicas de inverno para a região Sul, tanto pela manhã quanto à tarde. "Esperamos redução do calor nas áreas do sudoeste de Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul e noroeste de São Paulo, onde os termômetros devem registrar entre 24 e 26°C, comparado aos 32 a 34°C dos últimos dias", explicou Rodrigues. No Sul, especialmente nas serras do norte do Rio Grande do Sul, sul e serras de Santa Catarina, as temperaturas não devem passar dos 12°C à tarde, com sensação térmica ainda mais baixa devido ao tempo úmido e chuvoso.