CI

Frente fria pode marcar retorno das chuvas volumosas nesta semana

Saiba a previsão do tempo da sua região


Foto: Pixabay

Para esta segunda-feira (23/08) a massa de ar quente e seco será o sistema predominante sobre todo o país, mantendo as temperaturas elevadas em boa parte da região central e norte do território nacional. De maneira geral  as chuvas terão uma distribuição irregular nas áreas onde há previsão e os acumulados não serão expressivos.

Na terça-feira (24/08) o sistema de baixa pressão que está atuando sobre o RS se configura como uma frente fria. Aliás, a atuação dos Jatos de Baixos Níveis, favorece o suporte de umidade necessária para episódios de chuvas mais intensas, particularmente no extremo-sul do estado gaúcho.

PROJEÇÃO: volume de chuvas chegará a 150 mm nos próximos dias

Nesta região, alguns modelos matemáticos apontam para chuvas superiores aos 50 mm e uma pequena condição para ocorrência de granizo. Na quarta-feira (25/08) a tendência é para que essas chuvas ganhem ainda mais intensidade, aumentando as condições para chuvas volumosas ainda restritas ao estado do RS, mas com a possibilidade de ocorrer sobre o oeste de SC. Ao mesmo tempo, uma massa de ar polar começa a adentrar o país, derrubando as temperaturas, inicialmente, ao sul do RS. Já na quinta-feira (26/08), essa massa de ar polar consegue avançar em mais áreas do centro sul brasileiro promovendo o declínio acentuado das temperaturas ao sul do MS, PR, SC e metade norte do RS. Além do que, a frente fria em conjunto com os Jatos de Baixos Níveis, forma um corredor de umidade sobre o oeste do continente, promovendo o retorno das chuvas sobre o estado do AC, RO, alguns pontos do noroeste do MT e sul do MS. Além de avançar de forma mais significativa sobre SC e PR, sendo que no leste do PR há condições para chuvas volumosas. Em uma primeira análise, na sexta-feira (27/08) as chuvas serão ainda mais volumosas e poderão avançar para o norte do MS e sul de SP.

NOVIDADE: Confira a nossa plataforma completa de mapas em:

https://www.agrolink.com.br/agrotempo/mapa

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte
O padrão dos ventos nas camadas médias e baixas da atmosfera, continuam influenciando na distribuição das chuvas sobre a região. Deste modo, as pancadas ocorrerão de forma mais esparsas e concentradas no extremo norte do AM e RR. Na região da Ilha de Marajó, também são esperadas pancadas de chuva que poderão ocorrer de forma forte mas de maneira rápida. Dadas estas condições, as chuvas sobre grande parte da região terão baixos acumulados e sobre a metade sul o tempo será firme como no AC, RO, metade sul do AM e PA e também em todo o estado do TO. E além disso, a massa de ar quente e seco terá uma área de atuação maior, abrangendo todo o estado de RO, sul do AM, AC e sul do PA, onde os termômetros podem passar dos 40°C.

Região Nordeste
As chuvas ganham força no leste do nordeste, principalmente devido à intensificação dos ventos de leste, que favorecem o maior transporte da umidade marítima para a região. Assim o tempo terá uma maior presença de nebulosidade desde o recôncavo baiano até o leste do RN. E as chuvas terão maiores condições de correr entre AL e a metade leste do estado da PB, sobre o recôncavo baiano também há essa condição mas de maneira pontual. Já nas demais áreas da região, a condição do tempo segue sem mudanças significativas, mantendo o padrão do tempo seco e quente.

Região Centro-Oeste
O calor ganha força sobre a região, aumentando as áreas onde os termômetros poderão registrar marcas superiores aos 40°C. Além do que, o sistema de alta pressão nas camadas intermediárias da atmosfera impede a chegada de umidade e a formação de nuvens carregadas sobre a região. Deste modo o tempo segue firme nos três estados e também no DF. Sobre o Leste do GO, as temperaturas máximas do dia poderão ser inferiores aos 30°C. 

Região Sudeste
Os ventos oceânicos mais intensos, conseguem adentrar boa parte da região sudeste. Mantendo as temperaturas abaixo dos 30°C em boa parte do leste Mineiro e no estado capixaba. Até mesmo são esperadas temperaturas amenas no amanhecer na parcela central do estado de MG. Além disso, sobre o ES e norte de MG o tempo poderá ter uma maior presença de nebulosidade e até alguma chuva rápida e passageira, sobretudo ao norte do ES. Por outro lado, no oeste paulista e triângulo mineiro, o tempo terá temperaturas elevadas e índices de umidade relativa do ar inferiores aos 20%, aumentando o risco de incêndio na região. 

Região Sul
A presença de um cavado - região alongada de baixa pressão -  sobre o estado gaúcho, em conjunto com o suporte de umidade carregadas pelos Jatos de Baixos Níveis, favorece a formação de nuvens carregadas sobre a região, especialmente no período da tarde na metade sul do estado e de forma muito pontual, essas chuvas poderão ser acompanhadas de raios e eventual queda de granizo. Sobre SC e PR o predomínio será da massa de ar quente e seco, propiciando uma tarde com temperaturas elevadas no oeste de SC e metade norte do PR. 


Veja os mapas destaques para hoje:

Chuvas

Temperatura máxima

Temperatura minima

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.