CI

Frigoríficos de SC são oficialmente habilitados a exportar carne suína à Rússia

Dois frigoríficos de SC, dos nove auditados pelo Mapa, estão oficialmente habilitados a exportar para a Rússia


Dois frigoríficos de Santa Catarina, dos nove auditados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), estão oficialmente habilitados a exportar carne suína in natura para a Rússia. A informação é do secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, que, na manhã desta quarta-feira (24), comunicou a inclusão no mercado russo aos dirigentes das plantas.

“A reabertura do mercado de suínos de Santa Catarina para a Rússia reflete a relação de confiança entre os serviços veterinários dos dois países, tendo em vista que, pela primeira vez, a aprovação ocorre sem a inspeção de técnicos russos in loco”, destacou Kroetz. As duas plantas aprovadas foram auditadas pelo Mapa, a pedido do serviço veterinário russo, juntamente com outros sete frigoríficos, que, de acordo com as autoridades do país importador, passam por avaliações complementares para efetiva aprovação.

Ainda hoje, um Ofício Circular do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa/SDA) deverá ser publicado, incluindo os dois frigoríficos catarinenses na lista de estabelecimentos habilitados para exportar carne suína ao mercado russo.

Em 2005, por ocasião das restrições impostas em decorrência dos focos de febre aftosa no Brasil, Santa Catarina deixou de exportar carne suína para a Rússia. Desde então, mesmo com a revogação da medida e com o status internacional de livre de febre aftosa sem vacinação, o estado não tinha plantas habilitadas para vender o produto àquele mercado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.