CI

Fungicida controla três doenças do feijoeiro

Em rotação ou associação com fungicidas com diferentes modos de ação, como os ‘multissítios


Foto: Divulgação

O novo fungicida multiculturas da da Sipcam Nichino Brasil vem demonstrando demonstra eficácia no controle de três doenças das principais doenças do feijoeiro, com potencial para provocar perdas de 70% a até 100%. O fungicida Vitene, que chegou ao mercado no final do ano passado, tem mostrado bons resultados no manejo de antracnose (Colletrotrichum lindemuthianum), ferrugem (Uromyces appendiculatus) e mancha-angular (Phaeoisariopsis griseola).

De acordo com o engenheiro agrônomo José de Freitas, da área de desenvolvimento de mercado da companhia de origem ítalo-japonesa, a recomendação ao produtor é iniciar as aplicações do fungicida preventivamente, na fase vegetativa, antes do florescimento do feijão. “Obtivemos resultados favoráveis ao começar a aplicar o produto próximo aos trinta dias após a emergência da planta”, resume Freitas.

Conforme o agrônomo, a companhia também recomenda ao produtor não perder de vista a necessidade de realizar o chamado manejo anti-resistência de doenças do feijoeiro. “Os dados mais significativos de controle dessas três doenças foram decorrentes de aplicações de Vitene em rotação ou associação com fungicidas com diferentes modos de ação, como os ‘multissítios’”, acrescenta Freitas.

Ele assinala que na etapa pré-lançamento, o novo fungicida passou por mais de 50 experimentos a campo, nas culturas para as quais conta com registro (algodão, milho, feijão, batata, berinjela, beterraba, cebola, cevada, citros, girassol, goiaba, mamão, manga, melancia, melão, morango, pepino, pimentão, soja, tomate e trigo).

Segundo a equipe técnica da Sipcam Nichino, Vitene é descrito como um fungicida sistêmico do grupo das estrobirolinas e dos triazois, com penetração, distribuição e efeito rápidos (ação translaminar). Seus ingredientes ativos são a azoxistrobina e o difenoconazol. “Além da eficácia sobre alvos e culturas para os quais tem registro, Vitene se destaca pela alta seletividade e ausência de fitotoxicidade, um aspecto importante, sobretudo, no feijão e na hortifruticultura.”

Ainda conforme o agrônomo José de Freitas, o portfólio da Sipcam Nichino para o feijoeiro brasileiro é formado por mais de 20 soluções, incluindo fungicidas, herbicidas e inseticidas e também um indutor de resistência à base de fosfito de potássio (Nutex Premium).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.