Fungos suprimem nematóides na beterraba
CI
Imagem: Pixabay
LABORATÓRIO

Fungos suprimem nematóides na beterraba

Principalmente a sacarina
Por: -Leonardo Gottems

Em um estudo recente realizado por fitopatologistas da Universidade da Califórnia, em Riverside, os autores examinaram um fungo do solo que parasita as fêmeas e os ovos do nematóide que causa cisto na beterraba sacarina. Este fungo, Hyalorbilia aff. multiguttulata  (anteriormente  Dactylella oviparasitica ), foi originalmente mostrado para causar a supressão de longo prazo de populações de nematóides de cisto em um campo nas Operações Agrícolas da Universidade da Califórnia, Riverside. 

Outros cientistas detectaram espécies de fungos intimamente relacionadas em Arkansas e Califórnia, que foram capazes de parasitar e destruir vários nematóides importantes, incluindo cisto de soja e nematóides de galha. No presente estudo, os autores mostraram que fungos semelhantes habitavam os campos de beterraba sacarina na Califórnia, sugerindo que um grupo de fungos que ocorrem naturalmente, em condições adequadas, pode ser capaz de reduzir drasticamente as populações de nematóides em uma temporada.  

Mais importante, a isca com fêmeas jovens de H. schachtii e sua acelga hospedeira levou a um aumento de aproximadamente 10.000 vezes na densidade populacional desses fungos durante uma geração de nematóides. “Esta pesquisa pode levar a um plantio mais frequente de beterraba sacarina”, explicou James Borneman. "Quando as densidades populacionais do nematóide e do fungo estão acima de seus valores limiares, nossa pesquisa sugere que o plantio de beterraba açucareira levaria ao desenvolvimento de H. schachtii suprimindo o solo no momento em que as beterrabas fossem colhidas”, completa. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink