Futuros de trigo caem nos EUA
A soja também caiu nas negociações da noite
Foto: Canva
Os futuros do trigo caíram nas negociações da noite nos Estados Unidos, devido à especulação de que o novo programa de seguro da Ucrânia para navios que navegam no Mar Negro aumentará as exportações do país devastado pela guerra. A Ucrânia lançará um “mecanismo de seguro contra riscos de guerra para navios que exportam e importam” mercadorias que entram e saem de portos ao longo do mar, disse Yulia Svyrydenko, a primeira vice-primeira-ministra do país, num tweet.
O programa destina-se a reduzir os custos de seguro dos navios no Mar Negro. Marsh McLennan e Lloyds de Londres facilitarão o plano, que oferecerá até US$ 50 milhões em cobertura, disse Svyrydenko. A Rússia retirou-se da Iniciativa de Grãos do Mar Negro, o acordo que permitia que navios transportassem produtos agrícolas da Ucrânia sem medo de ataque, em meados de julho. Desde então, porém, a Ucrânia teria enfraquecido as capacidades navais russas na região e reaberto rotas através do mar.
“Depois que a Rússia se retirou do acordo de grãos, muitos navios cargueiros ficaram presos”, disse Svyrydenko. "Em vez disso, a Ucrânia permanece firme nos seus esforços para garantir a estabilidade e segurança marítima. O próximo passo importante é assinar todos os acordos necessários."
A soja também caiu nas negociações da noite para o dia devido a alguma realização de lucros e pressão na colheita. O contrato do primeiro mês atingiu ontem o máximo em dois meses, levando alguns investidores que estavam comprados no mercado, ou apostaram em preços mais altos, a vender contratos e liquidar posições.
A colheita de soja nos EUA está quase completa, com 95% colhidos no início da semana, segundo o Departamento de Agricultura. Isso está acima da média dos últimos cinco anos de 91%. Oitenta e oito por cento da colheita de milho estava no lixo no domingo, acima da média de 86%, disse o USDA.