CI

GEA Westfalia Separator Brasil lança centrífuga especialmente projetada para a produção de etanol

O equipamento, com limpeza automática, é o mais moderno para o mercado sucroalcooleiro e será lançado na Fenasucro 2008


A GEA Westfalia Separator Brasil, empresa do grupo alemão GEA, líder mundial na fabricação de centrífugas e decanters industriais, lança na Fenasucro 2008 a HDE 200, centrífuga projetada especialmente para a produção de etanol. Maior e mais moderna centrífuga para o mercado sucroalcooleiro, a HDE 200 é uma das principais inovações deste setor. Para suprir a crescente demanda por novas tecnologias do mercado de etanol, o equipamento traz novidades como o sistema de limpeza automática. "Hoje não existe similar no mercado. Em uma centrífuga tradicional são necessárias paradas freqüentes para que a limpeza seja realizada de forma manual. Nossa nova centrífuga introduzirá o conceito "NON-STOP SEPARATION": sistema que permite a limpeza totalmente automática, evitando paradas freqüentes. Desta forma economiza-se tempo e aumenta-se a produtividade" comenta o engenheiro Daniel Soboleski, gerente de negócios da GEA Westfalia Separator Brasil.

A nova centrífuga com bicos ejetores HDE 200, devido principalmente ao desenho de construção e à possibilidade de se realizar a limpeza periódica de forma automática, garante maior produtividade diária por equipamento. "Existe também a possibilidade de inserir a nova HDE200 na automação total da planta, não havendo a necessidade do operador acompanhar nem a produção da máquina, nem a limpeza", ressalta Soboleski. O primeiro protótipo da centrífuga já está em funcionamento, apresentando nos últimos 3 meses de operação resultados acima das expectativas. A estréia da HDE 200 acontece durante a FENASUCRO 2008 – XVI Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira (stand 67, pavilhão 1), que vai de 2 a 5 de setembro, em Sertãozinho–SP. O lançamento vem em um momento oportuno, suprindo com soluções de alta tecnologia um mercado dinâmico e em grande expansão.

Termômetro do setor é o crescimento da adesão dos consumidores aos carros do tipo flex. Do total de veículos leves licenciados no primeiro semestre de 2008, 87,6% foram do tipo bicombustíveis (movidos a etanol ou gasolina), contra 7,9% dos modelos só a gasolina. No mesmo período de 2007, respectivamente, esses números eram de 85,6% e 10,5%. "O aumento do consumo e da produção de etanol gerou a necessidade de se implementar unidades industriais maiores e mais sofisticadas", lembra o gerente da GEA Westfalia Separator Brasil. "O retorno do investimento inicial na HDE200 é certo. E para esse equipamento existe também a linha de crédito FINAME, do BNDES", explica Soboleski.

Sistema de limpeza automática é necessário

As centrífugas atualmente existentes no mercado devem ser desligadas com uma freqüência que varia de um dia até no máximo duas semanas, para que o tambor seja manualmente desmontado e limpo, para eliminar contaminações e materiais indesejáveis agregados aos componentes internos deste tambor. "Esse tipo de procedimento demanda mão-de-obra excessiva, além da necessidade da aquisição de equipamentos sobressalentes, visando manter um regime constante de 24 horas de separação centrífuga. A principal vantagem da HDE 200 com o sistema "NON-STOP SEPARATION" é que o cliente precisará de uma quantidade menor de equipamentos para a mesma vazão diária de produção, além de eliminar os equipamentos sobressalentes, necessários hoje para substituir equipamentos parados para a limpeza manual", destaca Soboleski. Isso significa que duas novas centrífugas HDE 200 da GEA Westfalia Separator Brasil substituem três centrífugas menores de 130 m³/h em operação, além de equipamentos ociosos, em stand by. As informações são da assessoria de imprensa da Westfalia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.