Gigante com problemas? dividendos podem “secar”
O BTG Pactual afirma que não há preocupação significativa em relação à liquidez ou ao balanço da JBS
Foto: Pixabay
BTG Pactual e JBS realizaram uma reunião que abordou as restrições enfrentadas pela empresa, como unidades afetadas, ciclo de commodities, prioridades de alocação de capital e possibilidade de listagem nos Estados Unidos. Segundo o BTG Pactual, a JBS enfrenta restrições relacionadas a algumas de suas unidades, o ciclo de commodities, a alocação de capital e a possibilidade de realizar uma listagem nos Estados Unidos.
Em 2019, a JBS implementou uma política de gestão de liquidez com o objetivo de manter sua alavancagem entre 2-3x, com um limite máximo de 4,25x. No entanto, devido aos efeitos negativos dos ciclos da indústria de proteína nas margens de curto prazo, o BTG Pactual acredita que a empresa pode exceder seus limites de alavancagem em 2023, o que poderia afetar o pagamento de dividendos.
O BTG Pactual afirma que não há preocupação significativa em relação à liquidez ou ao balanço da JBS, especialmente considerando os esforços de gestão de passivos realizados nos últimos anos. O ponto de equilíbrio do fluxo de caixa de US$ 3 bilhões é alcançável, mesmo em um ciclo de baixa, e a diversificação da empresa deve trazer benefícios em breve. O banco também acredita que a disciplina na alocação de capital da JBS resultará em um foco menor nas ambições de crescimento.
De acordo com o BTG Pactual, a JBS deve apresentar uma recuperação em seus resultados em quase todos os mercados, após atingir o ponto mais baixo no primeiro trimestre de 2023. No entanto, o banco afirma que não há fatores que possam levar as margens consolidadas da empresa de volta aos níveis históricos, o que deve limitar o avanço das ações no momento.