CI

Gigante dos alimentos usará paletes de bioplástico no Brasil

O material UBQ™ é um termoplástico 100% de base biológica


Foto: Pixabay

A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, disse que chegou a um acordo com a startup israelense UBQ Materials e Ecoboxes para usar seu novo bioplástico de carbono ultrabaixo em paletes que transportam os produtos.

A UBQ desenvolveu uma tecnologia inovadora para converter resduos domésticos não triados, incluindo resíduos orgânicos, em plástico biodegradável. Ao desviar os resíduos dos aterros sanitários, evita-se a emissão para a atmosfera de gases de efeito estufa que são gerados durante sua decomposição.

Neste projeto inicial, a Ecoboxes Embalagens Plásticas, parceira da PepsiCo, empresa brasileira focada em sustentabilidade e economia circular, será responsável pela fabricação dos paletes. Segundo a UBQ, a implementação deste projeto inicial economizará mais de 6.500 kg de emissões de GEE, valor equivalente ao sequestro anual de carbono produzido por 534 árvores. Além disso, mais de 739 kg de resíduos mistos serão impedidos de serem armazenados em aterros, tornando-se um recurso valioso.

O material UBQ™ é um termoplástico 100% de base biológica feito de resíduos sólidos urbanos não classificados, incluindo plásticos mistos, papel, papelão e orgânicos, e é adequado para substituir polímeros convencionais em uma variedade de aplicações duráveis.

A primeira fase do projeto PepsiCo inclui a fabricação de 830 paletes ecológicas para uso em dois dos centros logísticos da empresa no Brasil. Além do material UBQ™, os paletes também são confeccionados com materiais reciclados, incluindo resina PP reciclada e BOPP reciclado (filme plástico usado nas embalagens de lanches da empresa), completando o ciclo da economia circular.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.