CI

GO: Emater e ABCZ realizam edição da Feira Pró-Genética em Anápolis

Evento teve sua primeira edição em 2021


Foto: Pixabay

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) irão realizar nessa sexta-feira, 24 de junho, mais uma edição da feira do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética).

A feira, que tem como objetivo tornar acessível a comercialização de touros puros de origem (PO), é organizada pela Emater, com coordenação da assessora técnica Ana Kassia de Oliveira, e conta com o suporte da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A ABCZ, com a coordenação da zootecnista Vanessa Barbosa, é encarregada por convidar os criadores e selecionar touros PO para participarem do Pró-Genética. A feira também conta com o apoio do Sindicato Rural de Anápolis, que vai disponibilizar o espaço para a realização do evento.

Ao todo, serão oferecidos 25 touros da raça Nelore e Tabapuã. Os animais possuem até 42 meses de idade e preço sugerido entre 40 e 60@ do boi gordo. A negociação é flexível, podendo ser realizada com troca de animais ou financiamentos, por exemplo.

De acordo com Ana Kassia, a expectativa para a feira, que foi realizada pela primeira vez em Anápolis em outubro de 2021, é a melhor possível. “A última feira Pró-Genética teve um resultado bastante positivo, com venda de 40% dos touros PO que foram ofertados. Esperamos, neste ano, atender uma maior quantidade de produtores rurais de pequeno e médio porte”, aponta.

São apoiadores do evento empresas e organizações responsáveis pela concessão de financiamentos aos produtores rurais. Entre elas a Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento), o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Sicoob Credicapa, Sicoob Uni Centro Norte Goiano. Também marcam presença a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, que já participaram nas últimas edições, além da apoiadora Farmpec Terapêutica.

De acordo com a médica veterinária da Emater, Géssyca Neves de Oliveira, coordenadora e mobilizadora local, o evento é de suma importância para melhorar o empreendimento dos pequenos pecuaristas. “Nós queremos trabalhar na educação dos produtores que já são atendidos pela Emater e também do público universitário. Vamos garantir o papel da extensão rural, levando informações e garantindo um melhor retorno a todos que participarem da feira”, antecipa.

Feira Pró-Genética

O Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro foi concebido pela ABCZ, sendo realizado conjuntamente com os governos estaduais e municipais representados pelos órgãos de extensão rural. A iniciativa foi colocada em prática inicialmente em Uberaba, município de Minas Gerais.

Em Goiás, o programa é executado em parceria com a Emater desde 2017. A Agência Goiana é responsável por efetuar a mobilização dos pequenos e médios produtores e fornecer todo o suporte técnico e informacional em relação aos animais e como melhorar a produtividade.

Desde que foi implantado no Estado até o ano de 2021, já foram comercializados, em cerca de 15 municípios goianos, mais de 240 touros puros de origem das raças Nelore, Nelore Mocha, Tabapuã, Sindi e outras.

SERVIÇO
Feira Pró-Genética – Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro
Data: 24/06/2021
7h30 – Café com prosa
8h30 – Abertura
10h – Critérios para escolha do Touro PO
Leonardo Figueiredo Netto, Zootecnista e Técnico ABCZ Goiânia
11h – Avaliação reprodutiva de touros: importância e impacto na produção de bovinos, Samara Cristine Costa Pinto – Médica Veterinária, Doutora em reprodução animal e bolsista FAPEG do Centro de Biotecnologia em Reprodução Animal.
Local: Sindicato Rural de Anápolis
Endereço: Rodovia BR 153, Km 426 + 600 – Fazenda Barreiro ou Sobradinho – Zona Rural, Anápolis-GO

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.