CI

GO: muda de qualidade garantirá uma boa cultura de pequi

Segundo profissional da Embrapa, Ailton Vitor, transplante e enxertia das mudas é fundamental para cultivo de sucesso


Foto: Divulgação

Em palestra transmitida nesta quarta-feira (27), no canal da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) no Youtube, o pesquisador Ailton Pereira, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), falou sobre o plantio e produção de mudas de pequizeiro. O convidado desta semana desenvolve, desde o final da década de 90, em parceria com a pesquisadora da Emater, Elainy Pereira, um trabalho com variedades de pequi a partir da obtenção da semente até a fase de seleção e plantio das mudas. 

De acordo com Ailton Pereira, a semente do pequi possui alto grau de dormência, dificultando a germinação do fruto. No entanto, é possível aumentar o grau de germinação da semente por meio da remoção da polpa presente no caroço do pequi, como explica Ailton. 

Após a quebra da dormência e a semeadura de 20 dias, que deve ser rasa e espalhada, é possível realizar o transplante das mudas. “Como é uma planta nova, achamos perigoso fazer plantio em larga escala. O interessante é o plantio consorciado ou em pequeno volume”, indica o pesquisador. Confira a palestra na íntegra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.