CI

Goiás terá variedade de soja resistente à ferrugem asiática

Batizada como BRSGO 7560, a nova variedade do grão foi lançada durante o 5º Congresso Brasileiro de Soja – Mercosoja 2009, realizado em Goiânia, no mês de maio


A partir da safra 2009/2010, o Estado de Goiás vai contar com uma nova variedade de soja resistente à ferrugem asiática. Resultado de 13 anos de pesquisas, a nova cultivar teve o projeto desenvolvido em sistema de parceria entre a Embrapa e a Secretaria de Agricultura de Goiás, e vai estar à disposição dos produtores de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal. Batizada como BRSGO 7560, a nova variedade do grão foi lançada durante o 5º Congresso Brasileiro de Soja – Mercosoja 2009, realizado em Goiânia, no mês de maio.

Mesmo com o lançamento da nova cultivar, pesquisadores da Embrapa recomendam aos agricultores que mantenham as demais práticas agrícolas para o manejo da ferrugem. A ferrugem asiática é provocada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, que ataca as plantas, prejudicando a formação de grãos, com perdas econômicas significativas nas lavouras.

A vantagem da nova cultivar é que se trata de uma variedade precoce, que fica menos tempo exposta à doença. A soja é plantada nos meses de outubro e novembro. Em meados de janeiro, já é possível fazer a colheita. Essa é a grande diferença: a cultivar completa o ciclo em torno de 110 dias, enquanto a soja normal é colhida até 150 dias após plantio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.