CI

Acre apresenta avanços na gestão hídrica em reunião da ANA

Acre destaca políticas para gestão das águas e prevenção a desastres ambientais


Foto: Pixabay

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a desastres ambientais em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, mobilização comunitária para formação dos Comitês de Bacias Hidrográficas e medidas para atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH). Essas foram algumas das iniciativas apresentadas pelo governo do Estado do Acre durante reunião realizada nesta segunda-feira, 1º, na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em Brasília.

As informações foram expostas pela equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), no âmbito do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), executado em parceria com a ANA.

O diretor de Meio Ambiente da Sema, Erisson Cameli Santiago, relatou desafios e avanços da gestão hídrica no Acre, destacando o impacto crescente dos eventos climáticos extremos.

“Embora o Acre esteja inserido na Amazônia, enfrentamos desafios significativos na gestão das águas e precisamos de apoio contínuo para lidar com cheias e secas históricas e atuar de maneira preventiva e corretiva”, disse.

Erisson também adiantou que a atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos está em fase de licitação. “A revisão do plano é essencial, pois orienta a gestão das águas frente às mudanças climáticas, ao crescimento populacional e à expansão das atividades produtivas, evitando crises de escassez e conflitos pelo uso da água”, explicou.

Outro ponto enfatizado foi a mobilização comunitária para a criação dos comitês de bacia. “Queremos que as comunidades compreendam a importância da preservação dos rios, nascentes e bacias e participem ativamente da gestão desses recursos em seus territórios”, completou o diretor.

A reunião integrou a programação comemorativas pelos 25 anos da ANA e reuniu representantes de todos os estados. A diretora-presidente do órgão, Veronica Sánchez, incentivou a troca de experiências e informações entre os gestores estaduais, reforçando “a importância da articulação para acelerar ações de segurança hídrica em todo o país”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7