Governo divulga nota técnica sobre focos de aftosa em MS
A nota foi divulgada pelo Mapa em conjunto com a Iagro
O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro-MS), apoiados pela Defesa Civil, Polícia Militar e o Instituto do Desenvolvimento Agrário, Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Idaterra) informam: até ontem foram realizadas as seguintes ações para conter o foco de febre aftosa que se instalou nos municípios de Eldorado e Japorã.
Eldorado:
Sacrifício sanitário
- 592 bovinos e 8 suínos - fazenda Vezozzo
- 327 bovinos e 190 ovinos – fazenda Jangada.
- 24 bovinos e 41 suínos – Projeto de Assentamento Floresta Branca , lote 75
Na Fazenda Jangada está sendo realizado trabalho de vigilância ativa, com análise técnica no restante do rebanho, 3.046 bovinos. Os lotes vizinhos ao lote 75 do Assentamentos Floresta Branca também estão sob vigilância ativa e avaliação técnica dos rebanhos.
Japorã:
No município foram identificados sete focos, sendo que, alguns destes no Projeto de Assentamento Savana. Também foram realizadas coleta para análise em laboratório na zona infectada em quatro lotes, se confirmados não se caracterizam novos focos pois, estão dentro da zona infectada.
A área que compreende os focos está restrita a 68 km² com um raio de 11,5 km. 319 lotes dentro deste raio estão sob vigilância ativa com visitas programadas pelas equipes técnicas.
Avaliação para sacrifício sanitário:
- 783 bovinos fazenda Guaíra*
- 114 bovinos no sítio São Benedito
- 132 bovinos no sítio Santo Antonio
* 115 da Fazenda Guairá já foram sacrificados no dia de ontem
Barreiras sanitárias na área de emergência:
Já foram instalados 16 postos de desinfecção para evitar a disseminação do vírus por veículos que trafegam na área, e quatro estão em processo de instalação.
Educação em saúde na área de emergência:
Em todos os municípios sob a emergência sanitária (Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Iguatemi e Itaquiraí) estão sendo realizadas palestras no sentido de esclarecer sobre a febre aftosa e orientar quanto às ações de emergência sanitária que estão sendo realizadas nos municípios.