CI

Governo já recebeu 80 pedidos para construir ferrovias

Para Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, modalidade vai dobrar em 15 anos


Foto: Pixabay

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que o governo federal já recebeu 80 pedidos para a construção de novas ferrovias. A medida se deu graças à aprovação do marco que trata do setor. “Os projetos somam mais de 20 mil quilômetros de novos trilhos, com previsão de R$ 240 bilhões em investimentos privados”, afirmou Tarcísio, durante o evento CEO Conference Brasil 2022, promovido pelo banco BTG Pactual.

O volume é o dobro do que havia chegado até dezembro, quando eram 47 pedidos, que contemplavam 15 estados, R$ 150 bilhões em investimentos e a construção de 12 mil km de ferrovias. Tarcísio lembrou ainda que o novo Marco Legal das Ferrovias, que viabiliza projetos 100% privados por meio de autorizações, criou um “flanco de investimento na infraestrutura”, semelhante ao do saneamento, petróleo e gás.

Além disso, a participação das ferrovias na matriz de transportes vai dobrar nos próximos 15 anos, saltando dos atuais 20% para 40%. “O movimento do mercado de logística deve reduzir o preço do frete de cargas em 35%”, disse.

O ministro também ressaltou que o programa BR do Mar, que estimula a navegação entre portos (cabotagem), deve forçar os operadores de logística a “encarar a multimodalidade” de transportes como forma de se manterem competitivos. Segundo ele, a eficiência do serviço passará pelo transporte feito por terra (rodovias e ferrovias) e pela navegação (rio e mar). “Aquela história do país eficiente só da porteira para dentro e ineficiente da porteira para fora está com os dias contados”, afirmou Tarcísio.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.