CI

Granizo danifica centenas de lavouras de tabaco

Departamento de Mutualidade da Afubra da filial de Venâncio Aires, recebeu mais de 100 avisos da ocorrência de granizo na noite desta terça-feira


Em questão de poucos minutos, o Departamento de Mutualidade da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) da filial de Venâncio Aires, recebeu mais de 100 avisos da ocorrência de granizo na noite desta terça-feira, 30, e que danificou centenas de lavouras de tabaco.

Segundo informado pelo coordenador do Departamento, André Fagundes, até o momento, as lavouras mais atingidas são das localidades de Vila Arlindo, Lina Tangerinas, Linha Santa Eugênia, Canto do Cedro, Ponte Queimada, Linha Coronel Brito e adjacências.

Fagundes estima que produtores de outras localidades também registraram a incidência de granizo e que ainda durante o dia de hoje vão avisar o Departamento. Em algumas lavouras, conforme informado pelos produtores, houve perda total, como é o caso de Sérgio Eichelberger, morador de Linha Tangerinas. Ele registra perda total em 50 mil pés, que até o momento, tinha feito duas apanhas. Como tem seguro da lavoura, vai esperar a avaliação e após, vai plantar milho na resteva.

Previsão

Conforme as previsões do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates, uma forte frente fria atua sobre o território gaúcho e proporciona um dia chuvoso hoje. Há a chance de pancadas ocasionalmente fortes e temporais localizados. Mas, mesmo assim, intervalos de melhoria não são totalmente descartados. As temperaturas se elevam novamente e a sensação pode ser de leve desconforto. Estão previstos 25mm e a temperatura máxima deverá chegar aos 26ºC.

O dia da quinta-feira, 1º de novembro, conforme as previsões do NIH, começa com muitas nuvens e pancadas de chuva, que ainda podem ser fortes em alguns momentos - estão previstos 10mm. No entanto, o tempo melhora gradativamente, podendo ocorrer aberturas do sol. As temperaturas ficam amenas a bem agradáveis e oscilam entre os 16ºC e os 24ºC.

Volume

Conforme dados informados pelo Departamento de Pesquisas da Alliance One, na unidade da empresa localizada no centro da cidade, até as 8h, de hoje choveu o equivalente a 65mm. Porém, em outras regiões do município, o volume de chuva é bem superior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.