Granizo danifica centenas de lavouras de tabaco

Tabaco

Granizo danifica centenas de lavouras de tabaco

Departamento de Mutualidade da Afubra da filial de Venâncio Aires, recebeu mais de 100 avisos da ocorrência de granizo na noite desta terça-feira
Por:
212 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente

Em questão de poucos minutos, o Departamento de Mutualidade da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) da filial de Venâncio Aires, recebeu mais de 100 avisos da ocorrência de granizo na noite desta terça-feira, 30, e que danificou centenas de lavouras de tabaco.

Segundo informado pelo coordenador do Departamento, André Fagundes, até o momento, as lavouras mais atingidas são das localidades de Vila Arlindo, Lina Tangerinas, Linha Santa Eugênia, Canto do Cedro, Ponte Queimada, Linha Coronel Brito e adjacências.

Fagundes estima que produtores de outras localidades também registraram a incidência de granizo e que ainda durante o dia de hoje vão avisar o Departamento. Em algumas lavouras, conforme informado pelos produtores, houve perda total, como é o caso de Sérgio Eichelberger, morador de Linha Tangerinas. Ele registra perda total em 50 mil pés, que até o momento, tinha feito duas apanhas. Como tem seguro da lavoura, vai esperar a avaliação e após, vai plantar milho na resteva.

Previsão

Conforme as previsões do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates, uma forte frente fria atua sobre o território gaúcho e proporciona um dia chuvoso hoje. Há a chance de pancadas ocasionalmente fortes e temporais localizados. Mas, mesmo assim, intervalos de melhoria não são totalmente descartados. As temperaturas se elevam novamente e a sensação pode ser de leve desconforto. Estão previstos 25mm e a temperatura máxima deverá chegar aos 26ºC.

O dia da quinta-feira, 1º de novembro, conforme as previsões do NIH, começa com muitas nuvens e pancadas de chuva, que ainda podem ser fortes em alguns momentos - estão previstos 10mm. No entanto, o tempo melhora gradativamente, podendo ocorrer aberturas do sol. As temperaturas ficam amenas a bem agradáveis e oscilam entre os 16ºC e os 24ºC.

Volume

Conforme dados informados pelo Departamento de Pesquisas da Alliance One, na unidade da empresa localizada no centro da cidade, até as 8h, de hoje choveu o equivalente a 65mm. Porém, em outras regiões do município, o volume de chuva é bem superior.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink