CI

Granizo devasta produção no RS


A tão esperada chuva chegou ao campo acompanhada de granizo e trouxe ainda mais prejuízos aos agricultores, que já sofrem com o déficit hídrico. Na quinta-feira (15), uma força-tarefa envolvendo Emater, sindicatos e prefeituras fazia o levantamento das perdas em várias regiões, com destaque para a Serra e os vales do Rio Pardo e do Taquari. Em Caxias do Sul, o temporal atingiu principalmente a uva, comprometendo os parreirais de 300 famílias. A produção de hortaliças e pomares também foi afetada. Na propriedade de Ademar Bolson, houve perda total em 20 hectares, onde colheria pêssego, maçã, pera, ameixa e caqui. "Dos pés de fruta, não se aproveita mais nada. Estávamos preparados para começar a colheita", lamenta. Mesmo cenário foi registrado em Flores da Cunha, onde o temporal afetou plantações inteiras. O granizo atingiu 2 quilômetros quadrados do distrito de Otávio Rocha, responsável por 30 milhões de quilos de uva/ano. Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores de Uva do município, Olir Schiavenin, 170 dos 5 mil hectares foram destruídos.


O granizo também atingiu o fumo. Nos últimos dois dias, a Afubra recebeu 1.320 comunicados de perda. A expectativa é de prejuízos significativos, já que o tabaco está em plena colheita.

Em São Jerônimo, 115 propriedades das localidades do Conde e Carvoeira foram afetadas. Melão e a melancia estão entre as culturas prejudicadas. Em Rio Grande, o prejuízo consolidado do temporal de terça-feira somou R$ 1,98 milhão para 2,3 mil toneladas de cebola, tomate, morango, melancia, melão e folhosas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.