CI

Gregos combinam trigo de inverno e ervilhas

Algumas teorias usando abordagens funcionais propõem selecionar linhagens


Foto: Pixabay

Um grupo de pesquisadores (Universidade Aristóteles de Tessalônica, Organização Agrícola Grega-Demetra) destacou a importância do melhoramento de culturas para o consórcio em um artigo publicado na Agronomy 2022 no portal MDPI.

“O consórcio é uma prática agrícola para sistemas agrícolas de baixo consumo que está ganhando interesse. Uma das formas mais populares de combinar culturas é misturar algumas leguminosas anuais com cereais. Embora em climas temperados as misturas binárias tenham se mostrado mais eficazes no cultivo para alimentação animal do que na produção de grãos, pesquisas estão em andamento para selecionar grãos especificamente para culturas binárias. – Os autores escrevem. – Até agora, as variedades criadas para monocultura têm sido utilizadas em sistemas mistos, que nem sempre se adaptam bem ao plantio binário.

Além disso, a produtividade de uma variedade/cultivar cultivada como uma única cultura não reflete necessariamente sua produtividade em um sistema de cultivo misto devido a pressões de seleção locais criadas por interações interespecíficas de vizinhos em misturas. Pouco trabalho foi feito na criação de misturas de espécies. Portanto, é importante encontrar as combinações certas de variedades que podem proporcionar maiores rendimentos, bem como identificar as principais características que são importantes no plantio binário.

Algumas teorias usando abordagens funcionais propõem selecionar linhagens/populações com base (i) nos nichos ecológicos das espécies que fornecem as melhores características, e (ii) nos "traços de interação" correspondentes, incluindo interações espaço-temporais entre as espécies e seu nível de diversidade, incluindo a plasticidade do traço.

Os genótipos foram desenvolvidos por diferentes empresas e institutos nacionais. Em particular, as variedades de trigo Ecora E, Elissavet, Vergina, Nestos foram criadas pelo Instituto Nacional de Cereais da Grécia.

Mavragani é uma variedade local qualificada pelo mesmo instituto como adequada para harmonizar com ervilhas. As variedades locais de trigo são fontes valiosas, flexíveis, geneticamente dinâmicas e diversas para expandir a base genética do trigo cultivado e criar novas variedades adaptáveis a uma ampla gama de sistemas agrícolas de baixo custo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.