CI

Gripe A atrapalha agenda de negócios no campo


Decreto proibindo eventos em São Gabriel obrigou transferência de remate

A gripe A chegou ao campo e exigiu a adaptação de eventos do agronegócio gaúcho. Com o decreto municipal proibindo aglomeração de pessoas em São Gabriel por causa da doença, foi cancelado o remate que ofertaria, ontem, 650 bovinos Red Angus, avaliados em R$ 1,2 milhão. Segundo o presidente do Sindicato Rural, Tarso Teixeira, o leilão será sexta-feira, em Cruz Alta. Além de despesas extras com a troca de local e o deslocamento dos animais que já estavam no parque, haverá perda de arrecadação para a cidade e para o sindicato que ficam com 2% sobre as vendas em taxas e imposto. "Os produtores não estão vindo para cidade nem para ir ao banco", alegou Teixeira.

O diretor do Departamento Produção Animal da Seappa, Dagoberto Bueno, disse que funcionários da Inspetoria Veterinária e Zootécnica de São Gabriel foram orientados a usar máscaras. Reuniões sobre reserva legal e mercado do arroz que ocorreriam hoje e amanhã em São Gabriel também foram suspensas.

A Cooplantio, que promove seminário de 1º a 3 de julho, em Gramado, tomou medidas preventivas. Consultou a Vigilância Sanitária sobre como proceder e terá a disposição máscaras para os 1,2 mil participantes e palestrantes, parte deles de outros estados e da América do Sul. "Estamos trabalhando de forma pró-ativa", disse o presidente da Cooplantio, Daltro Benvenuti. A Farsul, que, em 3 de julho recebe a presidente da CNA, Kátia Abreu, para reunião em Alegrete, está atenta, mas, segundo o diretor da federação Francisco Schardong, não há fato relevante que justifique qualquer mudança de planos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.