Gripe aviária chega no Paraná
Caso foi detectado no município de Antonina
Foto: Canva
Nesta sexta-feira (23.06) foi confirmado o primeiro caso de gripe aviária do Paraná, no município de Antonina em um exemplar do pássaro trinta-reis-real.
Em maio, a região Sul já havia registrado o primeiro caso no Rio Grande do Sul, , a detecção de foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) em aves silvestres localizadas próximas à Lagoa da Mangueira, no município de Santa Vitória do Palmar. Foi o primeiro caso no Rio Grande do Sul desde a chegada do vírus na América do Sul e no Brasil. O vírus foi identificado em aves marinhas da espécie Cygnus melancoryphus, conhecida como cisne-de-pescoço-preto.
Já o primeiro caso de gripe aviária em ave silvestre no Brasil foi confirmado no estado do Espírito Santo. Não há mudanças no status brasileiro de livre da IAAP perante a Organização Mundial de Saúde Animal, por não haver registro na produção comercial. Ao total são 46 casos confirmados no Brasil
O ministério segue alertando a população para que não recolha aves doentes ou mortas e acione o serviço veterinário mais próximo.
A confirmação foi feita através da plataforma do Ministério da Agricultura.