CI

Gripe do frango causa morte de 4,5 mil aves no Vietnã


Uma variação da gripe do frango, que não é letal para os humanos, matou pelo menos 4,5 mil aves no Vietnã, três meses depois de uma epidemia da variante H5N1, que matou 16 pessoas, ter sido declarada extinta, informaram autoridades.

Os frangos de três fazendas na localidade de Mekong Delta, província de Bac Lieu, morreram ou foram destruídos após testarem positivo para a variante H5 da doença. Ao contrário da H5N1, a variação H5 não é letal para os humanos.

"Estamos fazendo tudo que podemos para conter a epidemia. Nossa esperança é de que ela não se espalhe", disse uma autoridade da autoridade de saúde animal vietnamita no distrito de Vinh Loi, onde estão localizadas as três fazendas.

"Todos os testes aleatórios feitos nos frangos dessas fazendas deram positivo para gripe aviária em sua variação H5", acrescentou. Para o representante da Organização de Alimentos e Agricultura da ONU (FAO, na sigla em inglês) no Vietnã, Anton Rychener, a notícia da epidemia não foi uma surpresa.

"Dissemos que o vírus realmente continua por aí e periodicamente pode voltar à tona", disse ele à Reuters. A FAO tem mantido contato com o departamento de saúde animal do Vietnã, e, segundo ele, esta última epidemia "não tem nada que cause pânico".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.