O Grupo J. Pessoa acaba de adquirir a usina Penápolis, localizada no município do mesmo nome, em São Paulo. A empresa, em fase final de construção, foi projeto da Associação de Fornecedores de Cana-de-açúcar de Penápolis, que detém 50% do empreendimento. Os outros 50% foram vendidos ao grupo J. Pessoa, que a partir de agora passa a gerir o empreendimento. O valor do negócio não foi revelado, mas o mercado estima que uma usina deste porte esteja avaliada em R$ 50 milhões.
"A usina estava em fase final de construção. Vamos concluir as obras e colocá-la para moer ainda nesta safra", diz José Pessoa de Queiroz Bisneto, presidente do Grupo J. Pessoa. Nesta safra o volume a ser moído será apenas um teste.
Pelos cálculos de Pessoa, no ano que vem a usina vai moer algo em torno de 700 mil toneladas. A capacidade final da unidade, de 1,5 milhão de toneladas, será atingida em três safras. "O negócio é estratégico, pois trata-se de uma unidade que fica às margens da rodovia Marechal Rondon e entre as usinas Benalcool e Sanagro", diz. Queiroz Bisneto afirma que com a nova unidade será possível reduzir custos operacionais. Com a nova aquisição o grupo passa a deter 11 usinas de açúcar e álcool no Brasil, das quais dez estão sob seu controle total.
De uma área que soma 100 mil hectares (entre propriedades próprias e de fornecedores) serão colhidas nesta safra entre 8,5 milhões e 9 milhões de toneladas de cana, que resultarão em 450 mil toneladas de açúcar, dos quais 60% serão destinados ao mercado externo e 400 milhões de litros de álcool.
Sob o comando de Queiroz Bisneto estão 11 mil funcionários e um dos principais grupos de açúcar e álcool do País, com faturamento estimado em R$ 600 milhões. O primeiro negócio individual de José Pessoa Bisneto, filho de usineiro, foi a compra da Usina João de Deus, em Capela (AL) em 1987. De lá para cá, foram 16 anos de aquisições, expansões e parcerias. Ainda no Nordeste o grupo adquiriu a Usina Seragro em Japoatã (SE) no ano de 1989.
Na década de 90 foram duas aquisições no Mato Grosso do Sul, uma em Minas Gerais e outra em São Paulo. O grupo assumiu em 1991 a Usina Debrasa, em Brasilândia (MS), e em 1996 a Usina Santa Olinda, em Sidrolândia (MS), e começou a cultivar cana em Minas Gerais em 1993 e assumiu a Usina Sanagro Minas Gerais.
No início de 2000 Pessoa chegou aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro por meio da construção da Usina Sanagro São Paulo, em Icem (SP) e das aquisições da Usina Benalco, em Bento de Abreu (SP), Usina Santa Cruz, em Campos (RJ), entre outras.
Conteúdo exclusivo para Cadastrados
Se você tem cadastro no Agrolink, faça seu login ou faça cadastro no Agrolink de forma GRATUÍTA
e tenha acesso aos conteúdos do site.
Não tem conta? Cadastre-se aqui