CI

Grupo J. Pessoa compra usina em Penápolis (SP) e eleva moagem de cana-de-açúcar


O Grupo J. Pessoa acaba de adquirir a usina Penápolis, localizada no município do mesmo nome, em São Paulo. A empresa, em fase final de construção, foi projeto da Associação de Fornecedores de Cana-de-açúcar de Penápolis, que detém 50% do empreendimento. Os outros 50% foram vendidos ao grupo J. Pessoa, que a partir de agora passa a gerir o empreendimento. O valor do negócio não foi revelado, mas o mercado estima que uma usina deste porte esteja avaliada em R$ 50 milhões.

"A usina estava em fase final de construção. Vamos concluir as obras e colocá-la para moer ainda nesta safra", diz José Pessoa de Queiroz Bisneto, presidente do Grupo J. Pessoa. Nesta safra o volume a ser moído será apenas um teste.

Pelos cálculos de Pessoa, no ano que vem a usina vai moer algo em torno de 700 mil toneladas. A capacidade final da unidade, de 1,5 milhão de toneladas, será atingida em três safras. "O negócio é estratégico, pois trata-se de uma unidade que fica às margens da rodovia Marechal Rondon e entre as usinas Benalcool e Sanagro", diz. Queiroz Bisneto afirma que com a nova unidade será possível reduzir custos operacionais. Com a nova aquisição o grupo passa a deter 11 usinas de açúcar e álcool no Brasil, das quais dez estão sob seu controle total.

De uma área que soma 100 mil hectares (entre propriedades próprias e de fornecedores) serão colhidas nesta safra entre 8,5 milhões e 9 milhões de toneladas de cana, que resultarão em 450 mil toneladas de açúcar, dos quais 60% serão destinados ao mercado externo e 400 milhões de litros de álcool.

Sob o comando de Queiroz Bisneto estão 11 mil funcionários e um dos principais grupos de açúcar e álcool do País, com faturamento estimado em R$ 600 milhões. O primeiro negócio individual de José Pessoa Bisneto, filho de usineiro, foi a compra da Usina João de Deus, em Capela (AL) em 1987. De lá para cá, foram 16 anos de aquisições, expansões e parcerias. Ainda no Nordeste o grupo adquiriu a Usina Seragro em Japoatã (SE) no ano de 1989.

Na década de 90 foram duas aquisições no Mato Grosso do Sul, uma em Minas Gerais e outra em São Paulo. O grupo assumiu em 1991 a Usina Debrasa, em Brasilândia (MS), e em 1996 a Usina Santa Olinda, em Sidrolândia (MS), e começou a cultivar cana em Minas Gerais em 1993 e assumiu a Usina Sanagro Minas Gerais.

No início de 2000 Pessoa chegou aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro por meio da construção da Usina Sanagro São Paulo, em Icem (SP) e das aquisições da Usina Benalco, em Bento de Abreu (SP), Usina Santa Cruz, em Campos (RJ), entre outras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7