CI

Guerra na Ucrânia afeta moinhos de farinha nigerianos

O trigo da Rússia, Ucrânia e outros países do Mar Negro continua sendo a opção mais barata


Foto: Pixabay

A previsão é que a Nigéria importe 6 milhões de toneladas de trigo no ano comercial de 2022-23, uma queda de 3% em relação à temporada anterior, de acordo com um relatório da Rede Global de Informações Agrícolas do Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos EUA. (USDA).

O relatório observou que a guerra Ucrânia-Rússia contribuiu para o declínio nas importações de trigo. Em 2021, a Nigéria importou 51% de seu trigo da Rússia, Lituânia, Letônia e outros países bálticos. O bloqueio da Rússia aos portos ucranianos e o efeito das sanções impostas pela UE e outros países ocidentais causaram um aumento nos preços do trigo.

O trigo da Rússia, Ucrânia e outros países do Mar Negro continua sendo a opção mais barata para muitos moleiros na Nigéria. “Muitos moleiros misturam trigo do Mar Negro com trigo superior mais caro dos Estados Unidos e Canadá para produzir a massa necessária para o pão que os consumidores nigerianos vão comer”, disse o USDA. “Os moleiros de trigo aumentaram o custo da farinha de trigo para acomodar o alto preço da logística e o custo do diesel – muitos moleiros usam geradores que servem como uma fonte viável de energia na Nigéria”.

As padarias nigerianas, que esperam uma prolongada guerra Rússia-Ucrânia, estão explorando as opções de misturar trigo com farinha de mandioca, farinha de milho e farinha de batata-doce, disse o USDA. Na última década, o governo pressionou pela farinha de mandioca misturada ao pão, esperando que a política reduzisse significativamente as importações de trigo, explicou o relatório.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.