CI

Helicoverpa armigera pode ser identificada com lupa de bolso

Método rápido e prático para identificação no campo


O produtor rural pode identificar a lagarta da Helicoverpa armigera no próprio campo, com uma simples lupa de bolso. É o que afirma Crébio José Ávila, pesquisador e entomologista da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), que é um dos especialistas da entidade a estudar essa praga que ataca diversas lavouras brasileiras.
 
“A subfamília Heliothinae possui três espécies que nos confundem. Uma é a Heliothis virescens, que é a lagarta-das-maçãs; a outra é a Helicoverpa zea, ou lagarta-da-espiga-do-milho; e a terceira é a Helicoverpa armigera”, alerta Ávila. No entanto, ele garante que “tendo uma lupa de bolso, é suficiente para separar”.
 
“No caso de separar a Heliothis da Helicoverpa é muito fácil: basta olhar na inserção da base dos pelos, no quarto segmento da lagarta. Se houver espinho na base do pelo, é a Heliothis virescens. Se não tiver espinho na base do pelo, será Helicoverpa: Helicoverpa zea ou Helicoverpa armigera”, explica o pesquisador.
 
Ele prossegue dizendo que a H. armigera tem uma característica muito importante: “No quarto segmento da lagarta - que é o primeiro segmento abdominal - existem algumas estruturas escurecidas no pelo, como se fosse o formato de cela. Outra característica é que ela possui grande quantidade de pelos brancos sobre o corpo da lagarta. Tem também um aspecto coriáceo, mais endurecido quando se passa o dedo sobre a lagarta”.
 
O método é útil, rápido e prático para uma primeira identificação – o que pode fazer a diferença no momento de aplicar o controle da praga. O entomologista ressalva, porém, que para uma confirmação mais “segura”, o produtor deve realmente encaminhar a amostra para submissão a uma “lupa de laboratório, para fazer a triagem correta da identificação da espécie”.
 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.