CI

Herbário apresenta pesquisas sobre plantas ameaçadas de extinção

Trabalhos de revisão taxonômica podem auxiliar políticas governamentais de preservação e manutenção de espécies típicas de Minas Gerais


Foto: Divulgação

O Brasil abriga a mais rica biodiversidade da flora no mundo, tornando o trabalho de identificação e classificação de espécies botânicas uma necessidade vital. Os esforços realizados nos herbários em todo o país desempenham um papel crucial na atualização de dados, fundamentais para ações direcionadas e políticas de preservação ambiental, especialmente para plantas ameaçadas de extinção, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

O Herbário PAMG, vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), detém o quarto maior acervo do estado, com cerca de 59.000 exsicatas (plantas desidratadas em estufa e montadas em papel cartonado). O conhecimento obtido sobre a evolução das características das plantas, por meio de estudos genéticos, muitas vezes resulta na reclassificação de espécies de uma família para outra, exigindo constantes atualizações de nomenclatura e identificação.

Ao longo de 2022 e 2023, a equipe do Herbário PAMG Epamig concentrou seus esforços na revisão e atualização dos registros taxonômicos de algumas espécies pertencentes às famílias botânicas Eriocaulaceae e Velloziaceae. Algumas dessas espécies, endêmicas de Minas Gerais, ou seja, exclusivas do estado, encontram-se em perigo de extinção.

O processo de identificação, atualização taxonômica e registro de localização dessas espécies baseou-se em bibliografias especializadas, em comparação entre imagens de exsicatas de diferentes herbários virtuais e consultas a especialistas nas respectivas famílias. O portal Reflora, suspenso pelo Governo Federal, também desempenhou um papel significativo nesse processo.

Fatores como especulação imobiliária, atividades agropecuárias desregulamentadas e o turismo descontrolado representam ameaças que podem levar essas espécies à extinção. Os registros atualizados no Herbário PAMG Epamig serão disponibilizados aos órgãos responsáveis ??pela implementação de políticas de preservação ambiental, incluindo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais, o Ministério do Meio Ambiente e o IBAMA.

"A contribuição dessas para o Herbário PAMG Epamig foi significativa, permitindo a atualização de dados sobre espécies de estudos de plantas endêmicas no Brasil. Agora, esses registros contam com imagens digitalizadas e etiquetas de identificação, facilitando o acesso. É um documento relevante para a flora de Minas Gerais", destaca Andreia Fonseca, pesquisadora da Epamig e curadora do Herbário PAMG.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.