CI

Herbicida alternativo contra aveia selvagem é provado

A lavoura de primavera é mais eficaz na redução da ocorrência de aveia selvagem do que a lavoura de outono


Foto: Compre Rural

A aveia selvagem (  Avena fatua  ) está se tornando mais difícil de controlar devido ao aumento de casos de ervas daninhas resistentes a herbicidas. A aveia é uma erva daninha herbácea anual que se reproduz apenas por sementes. É semelhante à aveia cultivada, distinguida por arestas escuras e encaracoladas que se projetam das sementes e grãos de 6 a 8 mm de comprimento na maturidade.

Além dos herbicidas , medidas de controle como aumentar a taxa de semeadura e estabelecer a cultura antes das ervas daninhas ou usar a semeadura atrasada são usadas para controlar a aveia selvagem. É preferível semear com sementes grandes em termos de competição com aveia brava.

A lavoura de primavera é mais eficaz na redução da ocorrência de aveia selvagem do que a lavoura de outono. A semeadura direta do zero ao cultivo mínimo também é eficaz para minimizar a ocorrência de aveia-brava e reduzir a necessidade de aplicação de herbicidas. A vida útil das sementes de aveia silvestre aumenta com a profundidade do plantio. A combinação de vários modos eficazes de ação (grupos) de pesticidas, seja em uma mistura de tanque ou em aplicações separadas na mesma estação de crescimento (por exemplo, herbicidas ativos no solo), reduz significativamente o risco de encontrar mutante de aveia selvagem no campo.

Assim, um grupo de pesquisadores da Espanha (Carlos Souza-Ortega, José Luis Fernández e Mino Sportelli) realizou um experimento dose-resposta para duas populações de aveia silvestre coletadas em fazendas onde foram recebidas reclamações sobre a baixa eficácia do controle químico. Clodinafop-propargil e pinoxaden foram testados como ingredientes ativos em herbicidas comumente usados. Além disso, um herbicida alternativo , consistindo de uma mistura de mesossulfuron-metil e propoxicarbazona-sódio, também foi testado em campo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7