Herbicida natural encontrado por IA obteve sucesso
A avaliação inicial do AS9057 indica sua adequação tanto como produto autônomo quanto em misturas
Foto: Pixabay
A Agrematch Ltd, uma empresa de IA com foco na descoberta e desenvolvimento de insumos agrícolas, anunciou que se aproximou da comercialização de seu novo bioherbicida após testes favoráveis com ervas daninhas comercialmente importantes, incluindo cepas resistentes a herbicidas sintéticos amplamente utilizados.
Descoberto e desenvolvido em menos de 12 meses usando o sistema preditivo de inteligência artificial e plataforma de validação da Agrematch, AI4AI (Inteligência Artificial para Ingredientes Ativos), o novo ingrediente ativo – codinome AS9057 – apresentou controle pós-emergência superior de várias espécies de plantas daninhas, incluindo as da Gêneros Amaranthus e Chenopodium.
Acredita-se também que o AS9057 tenha um novo modo de ação, tornando sua descoberta altamente significativa para a produção agrícola global e o mercado global de herbicidas de US$ 26 bilhões. Desde a década de 1980, apenas dois novos modos de ação de herbicidas foram introduzidos comercialmente; no mesmo período, a incidência de resistência aumentou mais de 600%.
A avaliação inicial do AS9057 indica sua adequação tanto como produto autônomo quanto em misturas com ingredientes ativos sintéticos existentes. Isso apoia o objetivo da Agrematch de liderar a transição de produtos químicos sintéticos para soluções naturais, ajudando a reduzir os volumes gerais de pesticidas sintéticos e permitindo que os agricultores combinem os modos de ação dos herbicidas – um passo crucial no manejo da resistência.
A abordagem de IA também acelera a descoberta de novos ingredientes ativos. A P&D tradicional de proteção de cultivos pode levar até quatro anos para selecionar manualmente centenas de milhares de compostos químicos em um laboratório. Isso normalmente é seguido por até seis anos de desenvolvimento de produtos e processos regulatórios, exigindo um investimento médio de US$ 285 milhões.