CI

Híbridos de cebola são tolerantes a doenças

Rendimento de produtos com padrão comercial é um dos pontos fortes para os produtores


Foto: Divulgação

No Brasil, o mercado de cebolas vem se segmentando cada vez mais devido às diferenças climáticas entre as regiões produtoras e, também, por necessidades distintas dos produtores. O produtor precisa estar atento com a escolha de qual híbrido trabalhar. Cada material possui uma particularidade que possibilita sua melhor adaptação em determinado local ou época de semeio.

Dois híbridos de cebola vêm se destacando no cenário nacional, pois apresentam características muito importantes aos produtores, como, por exemplo, elevado potencial produtivo e resistência às principais doenças que atacam a cultura.  Tratam-se das variedades Montesina e Celebra, da Superseed. 

A Montesina é adaptada ao cultivo nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Bahia, além de apresentar folhagem vigorosa e ser tolerante ao ataque de doenças. Os bulbos são de formato arredondado e de coloração amarela, as plantas apresentam estalo uniforme quando maduras e uma das principais características é o sistema radicular vigoroso e resistente ao ataque da Raiz Rosada. “Esta resistência permite que os produtores realizem o cultivo de cebola em áreas onde a presença deste fungo é um limitante à produção”, de acordo com o especialista em Bulbos e Raízes da Agristar do Brasil, Samuel Sant’Anna.

A cebola Celebra é recomendada para o cultivo na região Nordeste, com semeio indicado entre os meses de abril a julho. Além de apresentar resistência à Raiz Rosada também é tolerante ao Fusarium e a doenças foliares.

“Outras importantes características deste material são bulbos de formato arredondado e com excelente coloração de casca. A planta, quando completa seu ciclo fisiológico, apresenta estalo uniforme. A Celebra traz ainda elevado potencial produtivo e alto rendimento de bulbos de classificação caixa 3”, afirma o especialista.

* informações assessoria de imprensa

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.