CI

Honduras é o maior produtor de café da América Central

Quinze dos dezoito departamentos do país produzem o grão


A República de Honduras se consolidou como o maior produtor de café da América Central, terceiro maior da América Latina e quinto do mundo. A informação foi publicada em maio pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). 

De acordo com o Instituto Hondurenho do Café (IHCAFE), quinze dos dezoito departamentos do país produzem o grão, o que representa aproximadamente 105 mil agricultores. Dentre todos os produtores de café de Honduras, 104 são classificados como pequenos ou médios agricultores e são responsáveis por 68% do volume total do grão. 

A estimativa de produção para a safra 2018/2019 é de 7,3 milhões de sacas, menos do que o período anterior devido a ferrugem que vem atrapalhando o cultivo do grão no país.  Este fator, somado à fato da maioria dos produtores serem de baixa renda e não terem acesso a alternativas para combater a doença, preocupam as autoridades locais já que a maioria ainda está pagando os financiamentos resultantes da ferrugem que assolou as lavouras em 2012. 

Por outro lado, a produção de café com valor agregado está aumentando. A exportação de "cafés especiais', cultivados a uma altura superior a três mil pés, teve um aumento de 145% e chegou a 2,4 milhões de sacas na última safra. Esse tipo não é resistente a ferrugem, mas a grande demanda de fora do país está conseguindo manter a expectativa de lucro em alta. 

O USDA está investindo em um projeto para popularizar cada vez mais o café hondurenho. A iniciativa engloba todos os aspectos da cadeia de valor do café em nove departamentos, representando cerca de 70% da produção do grão no país, dando assistência para aumentar a produtividade, fortalecendo as organizações de produtores e auxiliando no empacotamento de cada lote vendido em mercados estrangeiros. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.