IA é a próxima tendência financeira?
49% dos participantes afirmaram ter um conhecimento médio sobre o Sistema Financeiro
Durante a segunda edição do Web Summit Rio, realizada em abril e com quase 35 mil participantes de mais de 100 países, o banco BV, uma das maiores instituições financeiras do Brasil e patrocinador do evento, engajou os presentes com uma ativação em seu estande. Uma pesquisa realizada revelou que 52% dos participantes consideram a inteligência artificial como o tema mais relevante para o mercado financeiro nos próximos anos.
Com o apoio da Bolder, uma consultoria de inovação corporativa, o banco BV instalou um mural interativo para avaliar o conhecimento dos visitantes sobre o ecossistema financeiro. Os visitantes indicaram as próximas tendências financeiras: 52% apontaram a inteligência artificial, 19% as criptomoedas, 17% as moedas digitais e 12% o Drex.
Em outra questão, 49% dos participantes afirmaram ter um conhecimento médio sobre o Sistema Financeiro Nacional, enquanto apenas 25% consideram seu conhecimento alto. Quando questionados sobre sua identidade no Open Finance, 37% se compararam ao Pix (versáteis e rápidos), outros 37% ao Beyond Banking (antenados e multitarefas), 15% ao próprio Open Finance (abertos e comunicativos), e 11% ao Drex (novos e 100% digitais). Cerca de 300 pessoas interagiram com o mural, sendo a maioria (39%) colaboradores e executivos de diversas empresas.
Sobre o Pix, 88% disseram que a transferência instantânea impacta muito suas vidas. Em relação ao Drex, 40% acreditam que a moeda digital brasileira terá um grande impacto em suas vidas. “Esta ativação nos forneceu insights preciosos sobre as percepções e os entendimentos das pessoas sobre o mercado financeiro. As respostas dos participantes do evento servem como uma pequena amostragem e nos ajudam a entender ainda mais nossos clientes e a nos direcionar na oferta de novos produtos e serviços. Além disso, foi uma ferramenta vital para compreender o impacto do nosso estande no Web Summit Rio”, diz Carlos Bonetti, diretor executivo de Riscos do banco BV.