Ilha solar flutuante pode render economia de energia
Os módulos fotovoltaicos que flutuam na água ficam planos e se movem ao ritmo da corrente
Foto: Divulgação
A empresa portuguesa de tecnologia limpa SolarisFloat desenvolveu uma solução solar inovadora que mais lembra uma ilha flutuante. A particularidade: os motores elétricos com rastreamento de um ou dois eixos garantem um melhor alinhamento dos módulos solares em direção ao sol. O consumo de energia para rastreamento solar é de apenas 0,5% da expansão solar.
Os módulos fotovoltaicos que flutuam na água ficam planos e se movem ao ritmo da corrente. A ilha solar SolarisFloat foi instalada como um protótipo na Holanda. A ilha solar atualmente flutua no mar ao largo de Oostvoorne, um lago no sudoeste da Holanda. A tecnologia é chamada SolarisFloat Protevs.
A empresa oferece dois tipos de soluções. O primeiro é o PROTEVS+ , que inclui 180 módulos com rastreamento de eixo duplo. Assim como o projeto descrito acima, possui 38 m de diâmetro e ocupa uma área de 1.444 m 2 . Os módulos movem-se verticalmente.
A segunda solução é o PROTEVS Single360 , que trabalha com apenas um eixo. Possui módulos fotovoltaicos com inclinação fixa de dez graus e possui 360 módulos. O Single360 da Protev tem capacidade instalada de 147 kW de pico com módulos de 410 W.
A ilha consiste em 180 módulos solares móveis com uma potência total instalada de 73 quilowatts de pico. Graças à tecnologia que permite que os módulos de dupla face girem de acordo com o movimento do sol, a eficiência energética pode ser melhorada em até 40%.
O Solaris Float afirma que as soluções são modulares, desmontáveis e escaláveis, e fáceis de instalar. Por serem removíveis, as ilhas podem até ser unidas para formar uma fazenda solar flutuante. As sombras formadas pela ilha solar também têm um efeito positivo: elas causam uma redução na temperatura da superfície, o que tem um efeito positivo no ecossistema. De acordo com SolarisFloat, isso reduz a evaporação no corpo de água em 60% .