CI

Imagens de satélite revelam colheita abundante na Ucrânia

Estima-se que 22% do trigo estava na parte oriental da Ucrânia


Foto: Divulgação

Os agricultores da Ucrânia em 2022 colheram menos toneladas de trigo do que no ano-safra recorde anterior, mas perto do volume médio dos últimos cinco anos, de acordo com a análise de imagens de satélite da NASA Harvest.

Essas imagens diminuíram as preocupações sobre quanto trigo e cevada foi colhido na Ucrânia devastada pela guerra, um dos principais fornecedores globais, mas destacou quanto grão é inacessível nos campos devido à guerra na região do Mar Negro. Os cálculos mostram que 26,6 milhões de toneladas de trigo foram colhidas este ano na Ucrânia, uma queda de 19% em relação ao recorde de 33 milhões de toneladas em 2021, mas comparável a 27,9 milhões de toneladas como a média dos últimos cinco anos de safra, disse a NASA Harvest.   

Estima-se que 22% do trigo estava na parte oriental da Ucrânia e não estava disponível para exportação devido à guerra, de acordo com mapas de satélite que mostram a distribuição de trigo não colhido em agosto de 2022, comparados com a linha de frente dos combates, conforme relatado pelo Institute for the Estudo da Guerra e o Projeto de Ameaças Críticas do American Enterprise Institute.

“Os dados de satélite nos permitem fornecer avaliações agrícolas rápidas que são críticas para os mercados e a segurança alimentar”, disse Inbal Becker-Reshef, diretor do programa Harvest da NASA. “Conhecer o nível real de produção na Ucrânia contribui para diminuir a incerteza e a volatilidade dos preços nos mercados de alimentos. Este é um foco crescente para a equipe Harvest, e estamos trabalhando no desenvolvimento e lançamento de um novo centro de resposta rápida agrícola que se concentrará nisso.”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.