CI

Impacto do COVID-19 no setor de produção de sementes de soja

O agro não poderá parar as atividades por completo, mas é preciso cautela neste momento


Foto: Marcel Oliveira

Diante do atual cenário de pandemia do Covid-19 e considerando as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Governo Federal – Ministério da Saúde e demais autoridades sanitárias estaduais e municipais, a Associação Brasileira de Produtores de Sementes de Soja – ABRASS – informa que adotou medidas de prevenção e contágio ao Coronavírus (Covid-19).

Segundo o presidente da associação, Tiago Fonseca, os colaboradores foram liberados para prestar serviço via Teletrabalho (home office). Viagens foram suspensas e reuniões serão realizadas por videoconferências. Importantes eventos da entidade também tiveram suas datas reprogramadas. 
“Em respeito aos nossos colaboradores, associados, amigos e parceiros, todas as atividades foram temporariamente remanejadas. Considerando o aumento de casos do coronavírus no Brasil, foi preciso agir de forma rápida. O momento pede precaução e prevenção ao bem-estar da sociedade”, afirmou o presidente. 

A mesma ação foi tomada pelas empresas associadas. Proprietário da Íbera Sementes – em Ponta Grossa/PR, Tiago Fonseca, aderiu às medidas preventivas. 

“Precisamos ter estes mesmo cuidados nas unidades produtoras de sementes. O agro não poderá parar as atividades por completo, mas é preciso cautela neste momento”, concluiu o empresário. 

Para o gestor de produção, Luis Salomão - Sementes Goiás, em Rio Verde (GO) - a situação atual exige das empresas uma responsabilidade social e a busca de novas ferramentas como aliadas para realização dos negócios. Para ele o maior impacto será no setor comercial das sementes. 
“Lançamos campanha na semana passada e estaríamos no pico da comercialização. Agora que precisamos evitar o contato pessoal estamos tentando reinventar o jeito de chegar ao cliente, usando o digital. Mas em muitos casos, por falta de internet, isso não será possível”, relatou Luis Salomão. 

O gestor avalia que ainda é cedo para analisar o impacto do covid-19 no mercado de sementes. “Estamos com valores da soja em ótimos patamares e o produtor capitalizado está em um bom momento, consegue barganhar. A pandemia o ajuda porque diminuiu o número de clientes compradores neste momento difícil”, comentou Salomão. 

Na visão do gestor esse mercado ficará pelo menos 2 meses tardio, caso os produtores de sementes tenham que aderir ao fechamento geral das empresas. “A produção na nossa região não foi afetada, estamos com praticamente todas as áreas colhidas. O coronavírus irá abalar o beneficiamento, que está mais lento e pode ser ainda mais afetado! Nós recebemos uma visita da prefeitura pedindo o impacto caso tenhamos que fechar as portas por 15 dias. Se isso for regra o cenário muda”, concluiu o gestor da empresa. 

No Rio Grande do Sul a situação dos produtores de sementes de soja é mais preocupante. Segundo Efraim Fischmann, diretor e presidente da Sementes Estrela – em Porto Alegre (RS) – e diretor de comunicação e marketing da ABRASS, a colheita de sementes de soja chegou a 40%, está em plena safra e foi bastante afetada pela seca. 

Para o diretor o quadro pode se agravar caso tenham que fechar as unidades e estradas do sul do país, normas rigorosas que podem acontecer diante da prevenção ao coronavírus. “Nós ainda estamos recebendo o produto, imagina o produtor que não poderá recolher soja das lavouras! Acredito que tais medidas seriam as últimas a serem realizadas, pois a soja é alimento. Esperamos conseguir terminar esta safra”, admitiu Efraim Fischmann.

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (19.03) o novo balanço de casos confirmados de Covid-19 no Brasil. Os principais dados são:
7 mortes 
621 casos confirmados, eram 428 na quarta-feira (18)
Maioria está em dois estados: São Paulo tem 286 e o Rio de Janeiro, 65.
Considerando todo o cenário nacional e tomando as devidas precauções, segue nova programação de eventos da ABRASS:
- Academia ABRASS 2020 – 
Módulo 2 – 19 e 20 de junho.
Módulo 3 – 10 e 11 de julho.
Módulo 4 – 11 e 12 de setembro. 
Módulo 5 – 16 e 17 de outubro. 
Módulo 6 – 11 e 12 de dezembro. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.