Incentivo para fomentar cultivo e rendimento

Agronegócio

Incentivo para fomentar cultivo e rendimento

Por:
195 acessos

O CESB é uma entidade sem fins lucrativos idealizada em 2007 por profissionais ligados à cultura da soja no Brasil e que foi lançada oficialmente em maio deste ano. Sua missão, que se reflete também no desafio, é formar uma rede de transferência de tecnologia, na qual os sojicultores que têm maior produtividade sem descuidar da sustentabilidade transmitam sua experiência para os demais. “O trabalho incentivado no desafio não se encerra em um ano, mas deve ser um aprendizado constante”, diz Décio Gazzoni.

Para o pesquisador, é fundamental incentivar o aumento de produtividade, porque a soja tem ampla procura no mercado internacional. “O Brasil é um dos poucos países no mundo que podem responder a essa demanda e deve fazer isso com sustentabilidade. Para dar saltos de produtividade é só fazer as coisas bem feitas, não implica em gasto de mais dinheiro”, defende.

No ano passado, já foi realizado um desafio piloto para conhecer o potencial de produtividade e sustentabilidade de soja no país. Neste ano, ciente de que existem sojicultores que obtêm mais de 4 mil quilos de soja por hectare, o CESB lança o primeiro desafio oficial a fim de disseminar o incremento do cultivo da soja.

Adesão

O CESB prevê que haja cerca de mil agricultores inscritos no desafio deste ano e que esse número dobre em 2010. “Com o número cada vez maior de participantes, acreditamos que a iniciativa vai incentivar mais pessoas a buscar melhorias em sua produção. É o aprendizado pelo exemplo”, diz Ferreira.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink