CI

Índia construirá instalações para processar trigo preto

Devido à diferença nas qualidades nutracêuticas, o trigo preto é vendido por mais do que o trigo comum


Foto: Canva

Muitas pessoas no mundo sofrem as consequências de uma dieta pouco saudável. Devido à consciência das tendências nutricionais, alguns programas de melhoramento do trigo começaram a mudar para a qualidade em vez da quantidade. Produtos de variedades coloridas de trigo: o caminho para aumentar o custo das culturas de cereais.

Isso é relatado por Shivam Dwivedi em um artigo publicado no portal krishijagran.com: “Na Índia, a equipe do Instituto Nacional de Biotecnologia cultivou uma variedade de trigo preto por meio de melhoramento convencional, cruzando trigo roxo e azul.

Morfologicamente, o trigo preto é semelhante ao trigo branco em todos os aspectos, exceto na cor do grão e na composição nutricional. A variedade de trigo preto Nabi GM é rica em antocianinas (que dão a cor ao grão), proteínas, fibras alimentares, ferro e zinco. Possui enorme valor biológico e boas perspectivas para uma alimentação saudável.

Devido à diferença nas qualidades nutracêuticas, o trigo preto é vendido por mais do que o trigo comum. A diferença de cor entre o trigo branco e o preto se deve a até 225 metabólitos, a maioria dos quais pertence ao grupo dos flavonoides. O teor do pigmento antocianina, responsável por fortalecer o sistema imunológico e até prevenir a oncologia, no trigo comum é de 5 partes por milhão, no preto 100-200 partes por milhão.  

O cultivo de trigo preto no distrito de Shahjahanpur, em Uttar Pradesh, está ganhando força. Este ano, mais de 200 agricultores do distrito cultivaram trigo preto numa área de mais de 100 hectares. No entanto, não há demanda para esse grão específico no mercado local, mas a venda de farinha de trigo preto nas plataformas de comércio eletrônico está indo bem, os preços estão altos.  

 O governo de Uttar Pradesh discutirá a construção de fábricas de processamento de trigo preto em um futuro próximo e desenvolverá uma estratégia para atrair investimentos. Assim que as instalações de processamento forem estabelecidas na região, os agricultores dobrarão sua renda com o cultivo dessa safra promissora. Agora estão sendo ajudados a obter sementes de trigo preto, por exemplo, está sendo feita uma distribuição gratuita e foi organizado o apoio de especialistas em agronomia”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.