CI

Índia permite exportação de mais 1 mi t de açúcar

Usineiros indianos esperam que a Índia produza 26 milhões de t em 2011/12


NOVA DHÉLI (Reuters) - A Índia decidiu permitir a exportação irrestrita de 1 milhão de toneladas de açúcar refinado, disse uma fonte do governo nessa terça-feira, em conformidade com as expectativas da indústria do segundo maior produtor da commodity do mundo, depois do Brasil.


Maior consumidor de açúcar, a Índia permitiu anteriormente a exportação de 1 milhão de toneladas de açúcar, no ano que começou em outubro, e novas exportações eram esperadas há algum tempo.

"A Índia começou a falar sobre exportações desde o final de dezembro, então o mercado está mais ou menos precificado no excedente", disse Lynette Tan, analista da Phillip Futures, em Cingapura.

O açúcar bruto negociado em negociado em Nova York operava em queda de mais de 1 por cento, por volta das 11h20 (horário de Brasília), enquanto o açúcar branco negociado em Londres caía 0,2 por cento.

Usineiros indianos esperam que a Índia produza 26 milhões de toneladas de açúcar em 2011/12, e disseram que o consumo doméstico anual da commodity é de cerca de 22 milhões de toneladas.

A decisão ocorreu em reunião de um painel ministerial sobre alimentos, que também decidiu reduzir o piso do preço para exportação do arroz Basmati em 200 dólares, para 700 dólares por tonelada.

Mais exportações da Índia podem colocar mais competição no mercado internacional para o Brasil, o maior produtor e exportador de açúcar.

(Reportagem adicional de Lewa Pardomuan em Cingapura)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.